Covid-19: Eslováquia coloca não vacinados em "confinamento rigoroso"

23 nov 2021, 08:41
Eduard Heger - Primeiro-ministro eslovaco

O país vai proibir quem não esteja imunizado de frequentar o comércio não tradicional e implementar um "confinamento rigoroso" dirigido a este grupo de cidadãos

A Eslováquia anunciou esta terça-feira a introdução de restrições para as pessoas não vacinadas contra o covid-19, numa altura em que este país da Europa central regista uma das taxas de incidência mais elevadas do mundo.

“Optámos pelo confinamento rigoroso das pessoas não vacinadas”, justificou o primeiro-ministro Eduard Heger, em declarações à estação pública RTVS.

Os não vacinados deixam de estar autorizados a frequentar o comércio não tradicional, mesmo com um teste negativo ao coronavírus.

Heger também declarou que proporá ao Governo um projeto de vacinação obrigatório para os idosos.

Quinta vaga de covid-19 na Eslováquia

A Eslováquia regista a quarta taxa de incidência mais elevada do mundo, com 917 casos de covid-19 por 100.000 habitantes no decurso dos últimos sete dias, atrás da Eslovénia e das vizinhas Áustria e República Checa, segundo um balanço da agência noticiosa AFP.

“Esta elevada taxa é o resultado de diversos fatores, incluindo sobretudo a baixa taxa de vacinação”, indicou esta terça-feira à AFP o presidente da associação dos sindicatos médicos, Peter Visolajsky.

“As restrições adotadas permanecem muito frágeis e não são tão eficazes como quando se registou a circulação da anterior variante do coronavírus”, precisou.

Segundo este especialista, uma melhor aplicação das restrições existentes e ainda “uma vacinação mais importante poderiam permitir a redução do número de infeções”.

Como controlar o pico pandémico na Eslováquia?

“A vacinação obrigatória seria um passo importante na Eslováquia, mas isso tornaria necessária uma justificação médica”, acrescentou.

Apenas 45,7% dos 5,4 milhões de eslovacos estão vacinados, uma das taxas de vacinação mais baixas da União Europeia.

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados