Terceira dose da vacina da AstraZeneca é eficaz contra a Ómicron, garante a farmacêutica

23 dez 2021, 08:20
AstraZeneca

Empresa afirma que, após as três doses, o nível de proteção contra a nova variante é semelhante ao de duas doses contra a variante Delta

A AstraZeneca anunciou esta quinta-feira que a terceira dose da sua vacina contra a covid-19 é eficaz contra a variante Ómicron, refere a Reuters.

O anúncio foi feito com base num estudo de um laboratório da Universidade de Oxford, ainda por publicar em revista científica, que garante que os níveis de anticorpos contra a Ómicron a seguir à dose de reforço são maiores que os anticorpos em pessoas infetadas e recuperadas naturalmente da doença.

A empresa afirma que, após as três doses, o nível de proteção contra a Ómicron é semelhante ao das iniciais duas doses contra a variante Delta.

A AstraZeneca, assegura, também, que o estudo foi levado a cabo por investigadores independentes dos que desenvolveram a vacina com a empresa.

“É bastante encorajador ver que as atuais vacinas têm o potencial para proteger da Ómicron a seguir à toma da dose de reforço. Estes resultados apoiam o uso da terceira dose como parte das estratégias nacionais de vacinação, especialmente para limitar a propagação de variantes preocupantes, incluindo a Ómicron”, afirmou John Bell, professor da Universidade de Oxford e um dos investigadores envolvidos.

Para além da AstraZeneca, também a Moderna e a Pfizer asseguraram, através da análise de dados preliminares, que a toma de uma terceira dose das respetivas vacinas aumenta a proteção contra a variante Ómicron. Ambas as empresas estão, de igual modo, a desenvolver vacinas específicas para a nova variante.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados