Está aberto o autoagendamento para a vacinação das crianças - e pode fazê-lo a partir deste texto

13 dez 2021, 20:22
Covid-19: EUA já começaram a vacinar crianças entre os cinco e os 11 anos
Covid-19: EUA já começaram a vacinar crianças entre os cinco e os 11 anos

Processo de vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos começa no próximo fim de semana e termina em março do próximo ano

PUB

O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos ficou disponível esta segunda-feira, com o Governo a prever que sejam imunizadas mais de 600 mil menores até meados de março. Pode fazer o autoagendamento AQUI.

SAIBA MAIS
1. Tem crianças na sua família entre os 5 e os 11 anos? Este artigo é para si - eis o calendário da vacinação (começa a 18/12/21 e acaba a 13/03/22)
2. Onde, quando, como, cuidados a ter: 8 factos que tem de saber para preparar a vacinação das suas crianças
3. É com base neste documento que as crianças em Portugal vão ser vacinadas - e pode vê-lo aqui
4. Pediatras não queriam avançar já para a vacinação universal das crianças, Comissão Técnica diz que podem ser evitados 27 mil casos (mas admite mudar o seu parecer)
5. Miocardite e síndrome inflamatória multissistémica: o que são e porque é pedida prudência na hora de vacinar crianças que tiveram estas doenças

 

PUB

Na sexta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou que esta segunda-feira iam ser abertas as marcações online para esta faixa etária, cuja vacinação arranca no próximo fim de semana, 18 e 19 de dezembro, com as crianças de 10 e 11 anos.

PUB
PUB
PUB

As crianças com comorbilidades vão ter prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

De acordo com o calendário apresentado por Lacerda Sales, de 6 a 9 de janeiro são vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 de janeiro para vacinar o grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 são vacinadas as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março são administradas as segundas doses, altura em que fica completo o esquema vacinal para as crianças dos 5 aos 11 anos, estima o Governo.

A decisão de vacinar esta faixa etária resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer na versão pediátrica.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados