Cientistas Italianos criam vacina contra o cancro que “usa o vírus como Cavalo de Tróia”

CNN Portugal , DCT
11 ago 2022, 23:25
Vacina (AP Photo/Mary Altaffer, File)

A vacina mostrou-se eficaz quando combinada com um medicamento de imunoterapia

Um grupo de cientistas da Armenise-Harvard do Instituto Italiano de Medicina Genómica (IIGM) desenvolveu uma vacina contra o cancro que se mostrou eficaz em casos de tumores malignos no cólon em fase metastática.

A vacina em causa, lê-se num artigo publicado na Science - Translational Medicine, é uma vacina adenoviral e apresentou resultados promissores quando combinada com a proteína 1 de morte celular anti programada (αPD-1).

“A vacina usa o vírus como um Cavalo de Tróia”, dizem os cientistas, citados pela agência de notícias italiana ANSA. Na prática, esta vacina usa um vírus com ADN como material genético - que pode causar, por exemplo, uma infeção - para desencadear respostas imunitárias e aumentar a eficácia dos fármacos de imunoterapia.

Após estudos laboratoriais, e mais tarde em ratos de laboratório, os investigadores italianos passaram para análise em pacientes e foi aí que perceberam o potencial da vacina em 12 pacientes com um subtipo de cancro no cólon em fase metastática.

“Existe agora uma possibilidade concreta de criação de novas vacinas que serão eficazes contra muitos outros tipos de cancro”, dizem os autores da investigação, que contaram com a colaboração com a empresa suíça/italiana de biotecnologia Nouscom.