Urso tenta matar cria e morre em queda de penhasco após luta com a progenitora

9 jun 2022, 14:46
Urso-pardo

O trágico momento foi filmado. Aconteceu em Espanha

É uma cena bastante comum no reino animal. As ursas que dão à luz, saem do período de hibernação pelo menos dois meses depois do nascimento da cria, acompanhando-a no seu crescimento. No entanto, durante a época de acasalamento os ursos tentam matar as crias, de forma a que a progenitora acasale novamente.

Era esse o intuito deste macho. A luta aconteceu num penhasco e começou depois de o urso ter tentado atacar a cria, que conseguiu escapar. Ataque que, segundo a organização ambientalista espanhola Naturaleza Castilla y León, já tinha ocorrido anteriormente com a mesma ursa, que já tinha perdido uma cria na mesma situação.

A luta foi-se tornando mais violenta, provocando a queda dos dois ursos de um penhasco de dezenas de metros localizado numa montanha perto de Peña de Santa Lucía, no norte de Palencia, na comunidade de Castela e Leão. O macho, que pesava cerca de 217 kg, acabou por morrer. Acredita-se que a fêmea poderá estar gravemente ferida, tendo sido encontrado sangue nas rochas onde caiu.

As autoridades locais estão a tentar localizar a fêmea e a cria, que após a luta desapareceram do local. A localização dos dois é considerada prioritária, de forma a assegurar a preservação da espécie e o seu bem estar.

O momento foi filmado por um casal, que se encontrava a passear no local, no último domingo.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados