Rainha Camilla e urso Paddington juntos em fotografia de homenagem a Isabel II

16 out 2022, 13:47
Rainha Consorte rodeada de ursos Paddington (Palácio de Buckingham)

Ursos de peluche vão ser entregues a uma instituição de caridade

O Palácio de Buckingham publicou, este domingo, uma fotografia da rainha Consorte, Camilla Parker Bowles, rodeada com alguns dos mais de 1.000 ursos Paddington deixados em residências reais em homenagem a Isabel II. 

A Família Real britânica esclarece que os ursos de peluche foram todos lavados e esfregados e vão futuramente ser entregues à instituição de caridade infantil Barnardo's.

Isabel II morreu a 8 de setembro no Castelo de Balmoral, na Escócia, rodeada por familiares próximos. A 29 de setembro foi revelada a causa de morte que consta na certidão de óbito oficial: "velhice". O documento divulgado pelos chamados National Records of Scotland, e assinado pela filha de Isabel II, a princesa Ana, precisa que a hora da morte da monarca foi declarada às 15:10 (a mesma hora em Lisboa) no dia 8 de setembro.

A monarca tinha recebido o primeiro-ministro demissionário Boris Johnson e a sucessora Liz Truss dois dias antes e estava a ser acompanhada há vários dias por médicos, que horas antes do anúncio da morte relataram que o estado de saúde se tinha agravado, sem dar pormenores.

Desde o início do ano que Isabel II tinha reduzido significativamente os compromissos públicos e o Palácio tinha admitido que ela estava a sofrer de problemas de mobilidade.

Um serviço fúnebre com honras de Estado em 19 de setembro na Abadia de Westminster, em Londres, foi o culminar de 10 dias de cerimónias religiosas, cortejos nas ruas e velórios públicos para homenagear a monarca, que reinou durante 70 anos. Isabel II foi sepultada na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor.

No dia 24 de setembro, o Palácio de Buckingham revelou a imagem da lápide da rainha. Na laje de mármore preto belga constam os nomes da rainha e do marido, o príncipe Filipe, e dos seus pais, Jorge VI e Isabel.

Europa

Mais Europa

Patrocinados