Hospital de Santa Maria atendeu 460 doentes urgentes só no sábado. Um aumento de 30% face ao fim de semana anterior

Cláudia Évora , Notícia atualizada às 22:00
4 dez 2022, 20:12

Foram recebidos vários doentes que tinham sido desviados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), nomeadamente da área de Loures

Este foi mais um fim de semana muito complicado nos serviços de urgências dos hospitais da grande Lisboa. O Hospital de Santa Maria chegou a ter, para os doentes de pulseira amarela, um tempo de espera de oito horas.

Tudo isto levou ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) a emitir um comunicado no qual esclarece que foi registada uma "elevada afluência ao seu Serviço de Urgência Central". Só no dia de sábado, referem, foram registados 460 atendimentos.

"Este número corresponde a mais 150 episódios de urgência em comparação com o mesmo dia da semana anterior, isto é, um acréscimo de 30%."

Nesta mesma nota, dizem que o aumento "resulta de uma maior procura por parte dos utentes da área de referência do CHULN", mas também do funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.

Tal como a TVI/CNN Portugal já tinha apurado esta tarde, o Santa Maria - por apoiar outras unidades na zona de Lisboa e Vale do Tejo - recebeu vários doentes que tinham sido desviados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), nomeadamente da área de Loures.

Recorde-se que o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, chegou mesmo a ter a urgência encerrada ao início da noite de sábado até às 8:00 da manhã deste domingo aos doentes encaminhados pelo INEM.

O mesmo comunicado garante que o CHULN "contribuiu para garantir a articulação da resposta entre hospitais do SNS".

Perto das 21:30 deste domingo, segundo o site dedicado do Serviço Nacional de Saúde, os tempos de espera para doentes urgentes (pulseira amarela) no Hospital de Santa Maria eram de três horas, com 35 pessoas a aguardar atendimento. Os doentes muito urgentes tinham de esperar que 1:20 horas para serem atendidos.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados