Ranking: só com Benfica e Sporting na final é que Portugal pode ultrapassar os Países Baixos

18 mar 2023, 01:15
Sporting festeja apuramento para os quartos de final da Liga Europa (AP/Ian Walton)

As contas depois do apuramento do Sporting e da eliminação do FC Porto

A semana teve uma boa e uma má notícia para as contas portugueses nas provas da UEFA: o FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Inter, mas o Sporting ultrapassou o Arsenal na Liga Europa.

Tal como o Maisfutebol tinha informado, no início da semana, uma eliminação de ambas as equipas inviabilizava qualquer possibilidade de Portugal acabar a época à frente dos Países Baixos no ranking da UEFA. Mesmo que o Benfica viesse a ganhar a Liga dos Campeões vencendo todos os jogos nessa caminhada.

Com duas equipas ainda em prova, as aspirações portuguesas são diferentes, ainda que as contas continuem muito complicadas. A prova disso é que, para recuperar o sexto lugar do ranking, Portugal tem de colocar Benfica e Sporting nas respetivas finais europeias.

Nesta altura os Países Baixos apresentam 58.900 pontos, sendo que tudo o que somam é a dividir por cinco (número de equipas em prova no início da época), enquanto que Portugal tem 55.882 pontos, e neste caso a divisão é por seis.

 

Benfica e Sporting têm de somar 19 pontos, para que (divididos por seis) seja possível a tal subida ao sexto lugar. O que só é possível se as águias forem à final da Liga dos Campeões e se o Sporting for à final da Liga Europa.

E neste cenário estamos a partir do pressuposto de que os representantes dos Países Baixos - Feyenoord (Liga Europa) e AZ Alkmaar (Liga Conferência) - não somam mais nenhum ponto.

No máximo, Benfica e Sporting podem somar 24 pontos no resto da campanha (12+12). Quer isto dizer que, se os Países Baixos fizeram mais cinco pontos, então Portugal deixará de ter hipóteses de terminar a época no sexto lugar e perderá uma vaga na Champions League 2024/25.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados