Liga Conferência: UEFA inverte eliminatória do Vitória por causa do Sp. Braga

21 jun, 13:16
Liga: Arouca-Vitória de Guimarães (PAULO NOVAIS/LUSA)

Regulamentos impedem duas equipas separadas por menos de 50 quilómetros jogarem no mesmo dia em casa

O Vitória de Guimarães vai-se estrear na edição 2024/25 da Liga Conferência a jogar fora e não em casa como ditou o sorteio, face a um dos regulamentos da UEFA em vigor, segundo informou esta sexta-feira o clube minhoto,

Ao contrário do que o sorteio de quarta-feira ditou, o emblema minhoto começa a segunda pré-eliminatória com a visita ao Floriana, em Malta, ou ao Tre Penne, em San Marino, a 25 de julho, e cumpre o primeiro jogo oficial da época no Estádio D. Afonso Henriques na segunda mão, a 1 de agosto.

A troca de estádios resulta de um documento da UEFA a estipular que duas equipas da mesma cidade ou sediadas ou numa distância inferior a 50 quilómetros não podem jogar em casa no mesmo dia ou em dias consecutivos.

Sediado a pouco mais de vinte quilómetros do Vitória de Guimarães, o Sp. Braga começa a segunda pré-eliminatória da Liga Europa também a 25 de julho, com a receção aos israelitas do Maccabi Petah Tikva, e disputa a segunda mão dessa ronda em Sófia, na Bulgária, a 1 de agosto.

O regulamento da UEFA determina que, em caso de haver um jogo para a Liga Europa e outro para a Liga Conferência num raio de 50 quilómetros, o clube detentor de troféus ou com melhor classificação no seu campeonato mantém a condição de anfitrião.

Assim, o Sp. Braga, quarto classificado na Liga 2023/24, vai disputar a primeira mão em casa, em conformidade com o sorteio de quarta-feira, enquanto os vitorianos, quintos nesse campeonato, veem a ordem da sua eliminatória invertida.

Relacionados

Patrocinados