Calendários: Ligas Europeias e FIFPRO fazem queixa contra a FIFA

23 jul 2024, 11:31
Pedro Proença no parlamento (ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

As duas associações enviaram uma queixa conjunta à Comissão Europeia

A Associação de Ligas Europeias (European Leagues, em inglês), presidida por Pedro Proença, e a FIFPRO Europa vão apresentar conjuntamente uma queixa aos reguladores da Comissão Europeia contra o sobrecarregamento do calendário de jogos internacionais da FIFA, anunciaram as duas organizações,

Os dois organismos alegam que o calendário de jogos internacionais está agora para além da saturação dos jogadores e tornou-se insustentável para as ligas nacionais, bem como um risco para a saúde dos jogadores. Recorde-se que se tornou cada vez mais normal lesões de longa duração, como as de ligamentos cruzados.

Dizem ainda que as decisões da FIFA nos últimos anos favoreceram repetidamente as suas próprias competições e interesses comerciais e negligenciaram as suas responsabilidades como organismo dirigente.

«A queixa explica que o comportamento da FIFA infringe o direito comunitário da concorrência e constitui, nomeadamente, um abuso de posição dominante: A FIFA desempenha um duplo papel: o de entidade reguladora do futebol a nível mundial e o de organizadora de competições. Este facto cria um conflito de interesses», referiram num comunicado citado pela agência Reuters.

 

 

Relacionados

IOL Footer MIN