Presidente da ECA quer mais jogos na Champions: «Há espaço para isso»

10 set 2019, 19:36
Agnelli (Reuters)

Andrea Agnelli partilha algumas ideias que serão discutidas com a UEFA

Andrea Agnelli, presidente da Juventus que acaba de ser reconduzido à frente da Associação Europeia de Clubes (ECA) até 2023, assumiu a necessidade de se proceder a mudanças nas competições europeias a médio/longo prazo.

«O feedback global aponta para a necessidade de uma reforma e para o facto de ser essencial que haja mais jogos de competições europeias para o desenvolvimento do futebol», afirmou.

Agnelli partilhou algumas das propostas que poderão vir a ser discutidas em breve com a UEFA. «Mais jogos, mais clubes mais pequenos nas taças e um acesso mais correto», afirmou, referindo-se ao caso do Ajax, semifinalista da Liga dos Campeões na época passada e que teve de ultrapassar duas fases de qualificação para garantir um lugar na fase de grupos da prova.

Em declarações prestadas em Genebra, na Suíça, o presidente da ECA apelou a uma maior «harmonia» entre campeonatos. E argumentou: «Inglaterra tem duas taças e a Bundesliga tem 18 equipas em vez de 20», disse, garantindo no entanto não ser um defensor da redução do número de competições nacionais.

Apesar do calendário muito preenchido em alguns países, Agnelli considerou que é possível haver mais duelos europeus. «Há espaço para mais jogos na Liga dos Campeões, basta olhar para o calendário.

Relacionados

Patrocinados