Zelensky acusa a Rússia de “terrorismo nuclear”

4 mar 2022, 03:11
Zelensky recusa-se a negociar paz em Minsk

“Nunca qualquer nação bombardeou centrais nucleares. Pela primeira vez na história da humanidade, o Estado terrorista comete terrorismo nuclear”, acusou o presidente ucraniano, que deixou um apelo aos europeus: “Só uma ação imediata da Europa pode deter as tropas russas e impedir a morte da Europa do desastre numa central nuclear".

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, acusou esta noite a Rússia de “terrorismo nuclear”, após as forças invasoras russas terem bombardeado a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior central nuclear da Europa. 

“Europeus, por favor, acordem. Digam aos vossos políticos que as tropas russas estão a bombardear a central nuclear de Zaporizhzhia, na cidade de Enerhodar. Há seis unidades de energia [na central nuclear]. Seis. Uma unidade explodiu em Chernobyl. Avisamos todos que nunca qualquer nação bombardeou centrais nucleares. Pela primeira vez na história da humanidade, o Estado terrorista comete terrorismo nuclear.”

No mesma mensagem em vídeo, Zelensky descarta a possibilidade de o ataque a Zaporizhzhia não ter sido intencional. “A Europa tem de acordar agora. A maior central nuclear da Europa está a arder. Neste momento, os tanques russos estão a bombardear unidades nucleares. Estes são os tanques que têm visão térmica, pelo que sabem onde estão a bombardear. Eles prepararam-se para isso.”

Lembrando que Chernobyl foi “um desastre global”, devido ao qual “centenas de milhares de pessoas lutaram contra as suas consequências e dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas”, Zelensky acusou Putin de querer repetir esse episódio negro, mas de forma mais grave, e premeditada. “A Rússia quer repeti-lo, mas com seis vezes mais força.”

Ação imediata para impedir “o fim da Europa”

“Os propagandistas russos ameaçaram cobrir o mundo com cinzas nucleares. Agora não se trata de uma ameaça. É uma realidade. Não sabemos como terminará o incêndio na central, quando uma explosão acontecer - se Deus quiser, não vai acontecer. Os nossos homens mantiveram sempre a estação em segurança, pelo que não houve provocações, [nem] minas, e depois [os russos] chantagearam o mundo inteiro com um desastre nuclear”, acusou o presidente ucraniano.

Zelenky deixou um derradeiro apelo aos europeus: “Temos de deter as tropas russas. Digam aos vossos políticos: a Ucrânia tem 15 unidades nucleares. Se houver uma explosão, será o fim para todos nós, o fim da Europa, a evacuação da Europa. Só uma ação imediata da Europa pode deter as tropas russas e impedir a morte da Europa do desastre numa central nuclear".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados