Tymofiy Shadura ou Oleksandr Igorevich Matsievskyi: afinal quem é o "soldado do cigarro" que se tornou um herói para a Ucrânia?

10 mar 2023, 19:42

Há informações contraditórias sobre o soldado que surge num vídeo que se tornou viral. A investigação poderá demorar várias semanas

Ficou conhecido como "o soldado do cigarro" através de um vídeo de 12 segundos, que se tornou viral: de cigarro na boca, este prisioneiro de guerra grita "glória à Ucrânia" e é executado com múltiplos tiros. Um herói que os ucranianos querem homenagear, mas cuja identidade ainda está envolta em mistério. Quem é o "soldado do cigarro"? Há já uma investigação em curso, mas a resposta tem reunido informações contraditórias.

Pouco tempo depois de o vídeo ter sido divulgado nas redes sociais, as Forças Armadas da Ucrânia disseram que se tratava de Tymofiy Shadura, um militar de 41 anos da 30.ª Brigada Mecanizada, dado como desaparecido no início de fevereiro em Bakhmut, cidade que é neste momento o palco da mais violenta batalha da guerra. Ainda assim, foi ressalvado que uma confirmação oficial só poderia acontecer quando o corpo fosse recuperado do território que é controlado pelas tropas russas.

A hipótese ganhou força com um testemunho inicial da irmã de Shadura, Olia, à BBC: a mulher disse ter reconhecido o militar. Só que depois mudou o testemunho, sublinhando que havia relatos distintos sobre a identidade do homem. "Reconheci o meu irmão no vídeo. Mas se não é ele, então lamento pelos seus familiares. E, nesse caso, podem ajudar-me a encontrar o meu irmão?", pediu à BBC.

Acontece que há media e bloggers ucranianos a afirmarem que não se trata de Shadura, mas de Oleksandr Igorevich Matsievskyi, um soldado de 42 anos que também estava a lutar em Bakhmut desde novembro.
 
O nome de Matsievskyi surgiu pouco depois de o exército ucraniano ter divulgado o comunicado em que dizia que "o soldado do cigarro" era Shadura. Outra brigada de militares afirmava que se tratava de Matsievskyi. O grupo deu conta de que a 30 de dezembro, quatro soldados, incluindo Matsievskyi, foram apanhados numa emboscada nos arredores de Soledar. Mais, a brigada afirmou que não só os colegas, mas a própria mãe e o filho de Matsievskyi reconheceram-no como "o soldado do cigarro".

O jornalista Yuriy Butusov também alega que se trata de Matsievskyi e explica porquê: numa fotografia tirada dez dias antes da captura deste militar, ele surge com um penso rápido por cima da sobrancelha esquerda e no vídeo que se tornou viral o "soldado do cigarro" também parece ter o mesmo penso rápido.

Mas a história não acaba aqui: é que, supostamente, o corpo de Matsievskyi foi trocado pelos restos mortais de outros prisioneiros russos em janeiro e enviado à família em fevereiro. A sua campa está num cemitério em Nizhyn, norte de Kiev, onde o homem vivia e trabalhava como eletricista. O corpo de Shadura continua desaparecido. 

Quem é o soldado do cigarro? A investigação poderá demorar várias semanas e será importante para as duas famílias em causa. Já para a maioria dos ucranianos, o mais relevante não é o nome, mas a coragem de um herói que até à beira da morte não se rendeu aos russos.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados