Rússia exige explicações a Portugal sobre posição em matéria de segurança internacional

3 fev 2022, 00:35

Cartas assinadas pelo ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov, foram enviadas aos 27 estados-membros da União Europeia

A Rússia escreveu uma carta a Portugal exigindo esclarecimentos sobre a posição do país em matéria de segurança interna.

A CNN Portugal sabe que a carta foi assinada pelo ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov, já foi recebida pelo Governo português.

Cartas semelhantes foram enviadas a outros países da União Europeia e da NATO, numa altura em que a Rússia tem cerca de 100 mil militares junto à fronteira com a Ucrânia.

Moscovo pretendia obter respostas individuais a cada país, mas os representantes dos 27 estados-membros reúnem-se na quinta-feira para avaliar uma resposta conjunta.

A reação russa acontece após os Estados Unidos terem anunciado que vão enviar mais de 3.000 tropas para a Alemanha, Polónia e Roménia, num novo desenvolvimento no capítulo da tensão entre o Ocidente e a Rússia. Tudo isto depois de o presidente norte-americano já ter colocado 8.500 soldados em "alerta máximo".

Europa

Mais Europa

Patrocinados