Quem é Vasily Lomachenko, o pugilista que se alistou para defender a Ucrânia?

28 fev, 00:32

É considerado pelos especialistas um dos mais habilidosos lutadores de boxe do mundo

Vasily Lomachenko tem 34 anos, é pugilista e vai à guerra. Num momento em que o país atravessa um profundo conflito militar, o astro do boxe ucraniano decidiu alistar-se na defesa territorial da sua cidade natal, Bilhorod-Dnistrovs'kyi. Vasily junta-se à resistência perto da região de Odesa, no sul do país.

Casado e com dois filhos, o atual campeão de "peso-pena" da WBO (Organização Mundial de Boxe), é considerado pelos especialistas um dos mais habilidosos lutadores de boxe do mundo e o melhor pugilista amador de toda história. 

Com o início do conflito armado, crente em Deus, Lomachenko escreveu um texto emocionado na rede social Instagram, onde é seguido por mais de dois milhões de pessoas.

"Senhor, concede a tua paz ao teu povo. (...) Em lágrimas te peço que consoles as almas tristes do teu povo. Que todos os teus povos compreendam o teu amor e a doçura do Espírito Santo, que as pessoas esqueçam a dor da terra, e que deixem tudo de mau e se apeguem a ti com amor, e que vivam em paz, fazendo a tua vontade para a tua glória", lê-se na publicação.

"Devemos permanecer unidos contra a armada russa. Não podemos deixar que isso continue a acontecer na Ucrânia, que isto aconteça na Europa e no mundo. Unidos somos fortes", apelou. "Voltem para casa, parem a guerra. Parem o criminoso do Kremlin", disse.

Os meios de comunicação ucranianos Hromadske e Ukrinform adiantaram que o campeão se juntou ao Batalhão de Defesa Belgorod-Dniester. 

Também a lenda dos pesos pesados Vitali Klitschko, de 50 anos, o atual presidente da Câmara de Kiev, revelou que servirá a Ucrânia na guerra. O irmão Wladimir, de 45, também se alistou para as forças territoriais, defendendo a cidade de Kiev.

Os famosos irmãos ucranianos apelaram a se  "apoie a Ucrânia"  perante a ameaça russa.

Europa

Mais Europa

Patrocinados