"Não à guerra": equipa de canal de notícias russo demite-se em direto

4 mar 2022, 12:44

CEO do canal, Natalya Sindeeva, que também participou na emissão, mostrou-se emocionada na declaração aos espectadores e afirmou que "o amor vence sempre"

O último canal de notícias independente da Rússia teve, esta quinta-feira, a sua última emissão que terminou com a demissão da equipa da Dozhd/TV Rain. O momento foi transmitido em direto, através do Youtube, meio que o canal usou para transmitir a emissão depois de ter anunciado que estava sob pressão do governo russo por causa da cobertura do conflito na Ucrânia.

Na emissão, todos os membros da equipa entraram em direto, alguns em estúdio, outros via videochamada e, no final, a equipa despediu-se dos telespectadores.

"Quem sair por último, apague a luz. E quem quer que seja que venha a seguir, que as ligue. Penso que é isso, amigos. Temos de acabar assim, é o fim do direto de hoje e fazer uma pequena pausa no canal de TV Rain. Não passarão. Não passarão", afirmou o apresentador do jornal que já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Youtube.

A CEO do canal, Natalya Sindeeva, que também participou na emissão, mostrou-se emocionada na declaração aos espectadores e, depois de garantir que tinha ouvido todos os colegas com atenção, afirmou que "o amor vence sempre".

"Não à guerra, definitivamente, não à guerra", afirmou Sindeeva, antes da equipa se levantar e sair do estúdio. Numa mensagem escrita no canal de Telegram, a CEO escreveu que a equipa precisa de "força para respirar e entender como trabalhar mais". "Esperamos muito voltar ao ar e continuar o nosso trabalho".

A emissão encerrou com o nome do canal a encher o ecrã e, segundos depois, apareceu uma mensagem com um link a apelar as doações. 

Após o fecho da emissão, dois polícias (um à civil) entraram no edifício da TV Rain, com "duas advertências sobre a inadmissibilidade de divulgação de materiais extremistas através da media", anunciou o canal no Twitter.

"O aviso contém o endereço do canal do Youtube da TV Rain e os materiais não são especificados. De acordo com dados preliminares, isso significa uma ordem para remover o canal do YouTube".

As autoridades de Moscovo exigiram aos meios de comunicação social russos que cobrissem a invasão da Ucrânia, em conformidade com o que vai sendo divulgado pelas entidades oficiais. Vários jornalistas do canal já tinham deixado o país para sua própria segurança, depois de a Rússia ter instituído um bloqueio digital contra o canal.

Europa

Mais Europa

Patrocinados