Cidades de Odessa e Dnipro sob ameaça russa. Zelensky prevê "crime de guerra histórico"

6 mar 2022, 12:34

De acordo com o presidente ucraniano e o Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, as forças russas estão a preparar-se para avançar para outras cidades da Ucrânia

A Ucrânia revelou este domingo que as tropas russas estão a preparar-se para bombardear Odessa, uma cidade estratégica e o principal porto da Ucrânia, localizada nas margens do Mar Negro, e para cercar Dnipro, a quarta maior cidade do país, localizada nas margens do rio.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avançou esta manhã que os militares russos estão a preparar-se para bombardear a cidade de Odessa. "Rockets em Odessa? Isso será um crime de guerra. Será um crime histórico", afirmou, num discurso em vídeo citado pelo Reuters.

Também esta manhã, o Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksiy Danilov, anunciou que a Rússia está a planear cercar a cidade de Dnipro e está a virar as suas atenções para o Mar Negro, tendo como objetivo isolar a Ucrânia.

"O foco principal do comando das tropas de ocupação russas está agora a virar-se para sul, numa tentativa de isolar a Ucrânia da sua saída para os mares Negro e Azov", refere, numa publicação divulgada na rede social Facebook, onde acrescenta que Moscovo "não desiste da esperança de dominar Kiev e está a juntar reforços para entrar em Dnipro"

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados