Aperta o cerco a Kiev com ataques às cidades vizinhas e ameaças aos corredores humanitários. O que se sabe até agora do 17.º dia de guerra

12 mar 2022, 13:36
Famílias não abandonam animais de estimação na fuga da Ucrânia (Associated Press)

Explosões em Dnipro, Mariupol e em Kiev, onde as tropas russas estão agora posicionadas a cerca de 25 quilómetros. Em Lviv, perto da fronteira com a Polónia, voltaram a soar as sirenes. Tal como em Kiev. Kharkiv, Sumy e Mariupol continuam cercadas pelos militares e, esta manhã, rockets russos destruíram base aérea em Kiev

  • Durante a madrugada, sirenes soaram na capital ucraniana, Kiev, e em Zhytomyr, alertando para ataques aéreos. Em ambas as regiões, as autoridades estão a pedir aos moradores que procurem abrigo no subsolo. Esta manhã, as batalhas na região noroeste de Kiev continuam, num momento em que uma grande parte das forças terrestres russas estão a 25 quilómetros do centro da cidade.
  • Os rockets russos destruíram uma base aérea ucraniana perto da cidade de Vasylkiv, na região de Kiev, avança a Interfax que cita a autarca de Vasylkiv, Natalia Balasynovych. Segundo a mesma fonte, os ataques também atingiram um depósito de munições. Também o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, diz que os ataques aéreos russos destruíram ainda um centro de inteligência em Brovary, a leste da capital ucraniana. 
  • Ataques aéreos do exército russo incendiaram um terminal de petróleo na cidade de Vasilkiv, na região de Kiev, enquanto outras cidades continuam sem fornecimento de água e eletricidade.
  • Sirenes voltaram a soar em Lviv, perto da fronteira com a Polónia, mas também em Kharkiv e Sumy, palco de violentos confrontos na última semana. 
  • Os correspondentes da CNN em Dnipro avançaram que, pelo menos, duas explosões foram sentidas na cidade, acrescentando que foi possível observar fogo antiaéreo a ser disparado. A equipa de reportagem viu também uma linha de fumo a subir a leste do rio Dniepre.
  • Militares russos dispararam contra um hospital oncológico na cidade de Mykolayiv, a cerca de 70 quilómetros de Kherson, ocupada pelas forças de Moscovo. Não se sabe se o ataque provocou vítimas, mas o hospital não ficou com danos severos.
  • Uma mesquita que abrigava 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.
  • Em Nikolaev, os ataques da última noite atingiram mais de 160 casas, um hospital e 11 instituições educacionais foram danificadas. Oito civis ficaram feridos, revelou o autarca Senkevich numa mensagem transmitida pelo Telegram.
  • Os serviços de emergência ucranianos dizem que um armazém de produtos congelados, na cidade de Brovary, foi bombardeado durante a madrugada. O ataque provocou um forte incêndio no local, mas não há vítimas a registar.
  • Este sábado estão previstos 14 corredores humanitários, incluindo em Mariupol, uma das cidades alvo de mais ataques do exército russo desde o início da ofensiva militar. Na sexta-feira, um total de 7.144 pessoas foram retiradas de quatro cidades ucranianas, anunciou o presidente Volodymyr Zelensky.
  • Os governadores das regiões ucranianas Kiev e Donetsk denunciaram, em declarações separadas, que os ataques russos continuam nas áreas onde a Ucrânia está a tentar retirar pessoas e levar ajuda através de "corredores humanitários". "A situação é extremamente difícil", disse o governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, à imprensa local.
  • O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de praticar táticas terroristas durante a invasão da Ucrânia e disse que prevê que "as ações dos invasores russos serão equiparadas às ações dos terroristas [do Estado Islâmico]". Mais tarde, o líder ucraniano afirmou que a Rússia sofreu as maiores perdas de décadas .
  • O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, conversaram hoje novamente com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia. O telefonema durou 75 minutos e o cessar-fogo voltou a estar em cima da mesa.
  • Pelo menos 79 crianças morreram e perto de 100 ficaram feridas desde o início da invasão, anunciou um departamento do Ministério Público ucraniano na plataforma Telegram.
  • A empresa estatal de energia ucraniana Ukrenergo informou a Agência Internacional de Energia Atómica que o fornecimento de eletricidade à central nuclear de Chernobyl foi parcialmente restabelecido após o corte total a 9 de março.
  • Os Estados Unidos impuseram mais sanções à Rússia, desta vez envolvendo duas grandes empresas russas e os seus respetivos membros e diretores. O chefe da agência espacial russa Roscosmos, alertou que as sanções ocidentais contra a Rússia podem levar à queda da Estação Espacial Internacional, exigindo que sejam levantadas.
  • Autoridades italianas apreenderam o megaiate do oligarca russo Andrey Melnichenko esta sexta-feira, de acordo com um comunicado da polícia financeira da Itália.
  • NATO anunciou que vai enviar tropas para a Noruega, na segunda-feira, naquele que será o maior exercício militar da organização este ano. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados