"A situação é muito difícil". Forças russas avançam para o centro de Severodonetsk

Rafaela Laja , com agências
30 mai 2022, 09:55

O governador de Lugansk diz que há "grandes combates por Severodonetsk e Lysychansk" e descreve a situação como "muito difícil"

As forças russas avançaram nas últimas horas para o centro de Severodonetsk, cidade no leste da Ucrânia, há várias semanas sob bombardeamentos e agora palco de combates de rua.

"Os russos estão a avançar para o centro de Severodonetsk. A luta continua, a situação é muito difícil", disse Sergei Gaidai, o governador da região de Lugansk, numa publicação no Telegram.

"A infraestrutura crítica de Severodonetsk está destruída, 60% do parque habitacional não pode ser restaurado", adiantou.

O governador acrescentou que a principal estrada era "demasiado perigosa" para permitir a retirada de civis e o transporte de ajuda humanitária: "[Os russos] estão a tentar cercar Severodonetsk e Lysychansk e a continuar a invadir a direção da “estrada da vida”, para cortá-la."

Grandes combates por Severodonetsk e Lysychansk

O governador de Lugansk disse ainda que há "grandes combates por Severodonetsk e Lysychansk":  "O inimigo destacou todas as armas possíveis, incluindo a aviação. No entanto, os nossos militares estão a resistir firmemente para não permitir que o inimigo se aprofunde no país", disse Haidai.

A cidade vizinha de Lysychansk permanece sob controlo ucraniano, e as evacuações estão a ser realizadas da cidade, acrescentou.

"[Os russos] estão a consolidar-se nos arredores de Severodonetsk, os russos mortos não são levados, o cheiro a cadáver encheu o centro da região. Dois moradores morreram e cinco ficaram feridos", pode ler-se.

No domingo, o mesmo responsável tinha relatado que um ataque russo a Severodonetsk estava em curso com combates na rua, ao mesmo tempo que a situação em Lyssychansk tinha "piorado muito".

Com 100 mil habitantes antes da guerra, Severodonetsk tem sido alvo, há várias semanas, de bombardeamentos russos e de separatistas pró-russos, que causaram dezenas de mortos entre os civis.

Severodonetsk e Lyssychank situam-se a mais de 80 quilómetros a leste de Kramatorsk, que se tornou o centro administrativo do Donbass, desde que os separatistas apoiados por Moscovo tomaram a parte oriental da grande bacia carbonífera, em 2014.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados