Ucrânia intercetou planos da Rússia para invadir e "destruir" a Moldova, "como, quando e onde"

9 fev 2023, 17:31
Volodymyr Zelensky em Bruxelas (GettyImages)

Informação foi avançada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, perante o Conselho Europeu, tendo adiantado ainda que partilhou a intenção russa com a homóloga Maia Sandu

Volodymyr Zelensky afirmou esta quinta-feira que a Ucrânia intercetou planos dos serviços secretos russos para "destruir" a Moldova, que seriam semelhantes aos que foram levados a cabo na Ucrânia.

Em declarações perante o Conselho Europeu, Zelensky disse ter informado a presidente da Moldova Maia Sandu sobre o alegado plano, mas sem especificar se as intenções de Moscovo foram ou não descartadas.

O presidente ucraniano acrescentou que os documentos obtidos pela Ucrânia mostram em detalhe o "como, quando e onde" daquela invasão, que teria como objetivo "quebrar a democracia da Moldova e garantir o controlo" sobre o país.

Moldova confirma "atividades subversivas" 

Os serviços de segurança e informação da Moldova já confirmaram as declarações de Volodymyr Zelensky, afirmando ter recebido informações dos "parceiros ucranianos" sobre os planos do alegado ataque.

Em comunicado de imprensa, acrescentam que, em paralelo às informações disponibilizadas pela Ucrânia, também os seus próprios serviços de inteligência identificaram "atividades subversivas, com o objetivo de abalar a República da Moldova, desestabilizar e violar a ordem pública".

As autoridades da Moldova adiantam não poder fornecer mais detalhes sobre a situação, "devido ao risco de comprometer várias atividades operacionais em curso", mas garante aos cidadãos moldavos que "todas as instituições estatais estão a trabalhar na máxima capacidade e não vão permitir que estas ameaças se concretizem".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados