Ataque a base perto de Lviv faz pelo menos 35 mortos e 134 feridos

Andreia Miranda , com Lusa
13 mar 2022, 10:27

Ministério da Defesa da Ucrânia diz que ainda estão a tentar estabelecer contacto com os instrutores militares estrangeiros que se encontravam no local no momento do ataque. Kremlin ainda não comentou o ataque

O ataque desta madrugada à base de Yavoriv, a cerca de 20 quilómetros da fronteira com a Polónia, fez pelo menos 35 mortos e 134 feridos, anunciou o Governo Regional de Lviv em comunicado transmitido pelo Telegram.

"Infelizmente, perdemos mais heróis: 35 pessoas morreram como resultado do ataque ao centro. Outras 134 estão no hospital com vários ferimentos", pode ler-se no comunicado. 

No balanço anterior, divulgado cerca das 8:30, a mesma fonte tinha adiantado que foram disparados 30 mísseis, mas que alguns dos mísseis foram intercetados pela defesa aérea.

Em declarações à Reuters, o representante do Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que ainda estão a tentar estabelecer contacto com os instrutores militares estrangeiros que se encontravam no local no momento do ataque.

Esta base militar em Yavoriv serviu, nos últimos anos, como campo de treino para as forças ucranianas sob a supervisão de instrutores estrangeiros, principalmente americanos e canadianos.

A base de Yavoriv também foi um dos principais centros usados ​​para exercícios militares conjuntos entre as forças ucranianas e da NATO. As tropas estrangeiras deixaram a Ucrânia pouco antes do início da invasão russa.

É também a esta base que chega parte da ajuda militar entregue à Ucrânia pelos países ocidentais.

O ataque relatado hoje ocorre depois de a Rússia ter ameaçado no sábado atingir armas que os países ocidentais estão a enviar para a Ucrânia, incluindo sistemas de defesa aérea portáteis e sistemas de mísseis antitanque.

O Exército russo, que iniciou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, concentrou seus objetivos no leste e sul do país, bem como ao redor da cidade de Kiev.

Há vários dias, os ataques também atingem áreas do oeste do país, próximos às fronteiras com a Polónia e a Moldova, os pontos mais utilizados pelos ucranianos que se querem refugiar na União Europeia.

A ofensiva militar russa na Ucrânia já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

A Rússia, por seu turno, diz que bombardeamento à base militar com portugueses matou “pelo menos 180 mercenários estrangeiros”.

[Notícia atualizada às 16:44, com informação sobre a reação da Rússia]

Europa

Mais Europa

Patrocinados