Nas bancadas do Shakhtar - Olympiakos, 176 brinquedos ocuparam as cadeiras: um por cada criança morta na guerra

10 abr 2022, 08:57
Um brinquedo para lembrar cada criança que morreu na guerra (Milos Bicanski/Getty Images)

Arrancou a “Digressão Global pela Paz”, apoiada pelo governo ucraniano, que visa arrecadar dinheiro para os militares da Ucrânia na guerra contra a Rússia, e também ajudar os refugiados ucranianos deslocados pela invasão

O clube de futebol ucraniano Shakhtar Donetsk iniciou, no sábado, uma série de jogos de beneficência, no âmbito de uma “Digressão Global pela Paz”, apoiada pelo governo ucraniano. O primeiro jogo foi frente ao Olympiakos, em Atenas, na Grécia, e foi das bancadas do estádio que veio a imagem da noite.

Nas bancadas do Karaiskakis Stadium, uma imagem que marca: 176 brinquedos, um por cada criança que foi morta na guerra na Ucrânia. No sábado, o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia, citando o gabinete da procuradora-geral da Ucrânia, divulgou um novo balanço de crianças mortas durante a invasão russa. Desde 24 de fevereiro até esta sexta-feira, morreram 176 crianças vítimas do conflito e há ainda a lamentar 324 menores feridos.

Um boneco por cada criança que perdeu a vida no conflito (Milos Bicanski/Getty Images)

O clube partilhou as imagens no Twitter, onde escreve que os brinquedos fora colocados num sector especial do estádio "em memória das 176 crianças que morreram na Ucrânia como resultado da guerra na Rússia".

Durante o jogo, os jogadores do Shakhtar Donetsk usaram camisolas com os nomes de cidades ucranianas bombardeadas por forças russas, incluindo Mariupol, no sul da Ucrânia, que está há semanas cercada pelo exército da Rússia.

O primeiro jogo terminou com uma derrota do Shakhtar Donetsk por 1-0 frente ao líder da primeira divisão grega, o Olympiakos, orientado pelo treinador português Pedro Martins.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis e feriu 2.267, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos.

Europa

Mais Europa

Patrocinados