Elon Musk é a Personalidade do Ano para a revista Time

14 dez 2021, 10:20
Elon Musk é a Personalidade do Ano de 2021 para a revista Time (Time)

De problemas na conta do Twitter ao lançamento de um projeto de turismo espacial, houve de tudo no ano do empresário norte-americano

A revista Time escolheu Elon Musk como a Personalidade do Ano de 2021. Para a publicação norte-americana, o diretor-executivo da Tesla é uma das pessoas mais influentes no planeta.

“A Personalidade do Ano é um marco de influência, e poucas pessoas têm mais influência na vida na Terra, e potencialmente na vida da Terra, que Elon Musk”, afirma o diretor da revista, Edward Felsenthal, que lembra que o empresário “emergiu em 2021 como uma das pessoas mais ricas do mundo e, possivelmente, como um dos exemplos mais ricos da massiva mudança na sociedade”.

Este é mais um marco num ano conturbado para Elon Musk. De polémicas no Twitter à chegada ao topo dos mais ricos, o empresário teve no ano de 2021 uma autêntica montanha-russa.

Atualmente, e de acordo com a própria Time, Elon Musk tem uma fortuna avaliada em 300 mil milhões de dólares (cerca de 266 milhões de euros). Muito desse dinheiro se deve à valorização bolsista da Tesla, empresa que produz carros elétricos, e que tem oscilado na bolsa de acordo com o humor do seu dono.

Prova disso são os vários tweets publicados pelo empresário, que fazem com que as ações desçam e subam de forma desgovernada. Isso mesmo fez com que a comissão que regula este mercado nos Estados Unidos emitisse um aviso. A situação acabou por ser resolvida em 2018 com um acordo entre as partes, ficando estabelecido que os advogados de Elon Musk teriam de aprovar todas publicações que pudessem ter influência na bolsa. Ainda assim, e de acordo com o Wall Street Journal, a regra acabou por ser infringida por duas vezes desde então.

Ainda a 6 de novembro, Elon Musk decidiu perguntar no Twitter se deveria vender as suas ações, o que acabou por provocar uma forte queda na valorização da empresa. Ao mesmo nível, muitas outras publicações feitas ao longo dos anos motivaram subidas e descidas nas ações.

Edward Felsenthal chama a atenção para precisamente isso: uma "personalidade" que utiliza uma atitude "disruptiva e de troça agressiva" através daquela rede social. Exemplo disso é uma das mais recentes publicações, em que Elon Musk brinca com um recente episódio da primeira-ministra da Finlândia.

2021 foi também o ano do lançamento do primeiro voo da SpaceX tripulado exclusivamente por turistas. Foi em setembro, numa ocasião que rivalizou com Jeff Bezos - que, por sua vez, rivaliza com Elon Musk na corrida dos mais ricos – e que promete ter sido o início de uma nova era no turismo espacial.

A Personalidade do Ano é uma distinção que a revista Time atribui desde 1927. Desde então já foi atribuída a pessoas como Adolf Hitler ou Barack Obama, sendo que Elon Musk sucede a Joe Biden e Kamala Harris (que dividiram a capa de 2020).

Líderes

Mais Líderes

Patrocinados