Os "amigos chegados" também já chegaram ao Twitter. Eis o "círculo"

4 mai 2022, 11:28
Twitter. Foto: AP

Mais uma novidade na rede social que vai ser adquirida por Elon Musk. A funcionalidade ainda não está disponível para todos

O Twitter lançou esta terça-feira uma nova funcionalidade, chamada “círculo”, que vai dar aos utilizadores a possibilidade de construírem grupos privados. O objetivo é fazer com que haja um maior conforto na publicação de conteúdos, passando a ser possível escolher entre partilhar um tweet com toda a gente, ou apenas com um “círculo” que pode ir até 150 pessoas.

Funciona de forma semelhante aos “amigos chegados” do Instagram, e os utilizadores podem escolher a qualquer altura quais são os membros que podem ou não fazer parte da lista.

“Com o círculo, tens flexibilidade para escolher quem pode ver os teus conteúdos e interagir com eles, tweet a tweet”, refere a empresa na apresentação da ferramenta.

Com esta nova funcionalidade, ainda em fase beta e com acesso limitado, passam a ser sempre apresentadas duas possibilidades de publicação: partilha com todos os seguidores ou público (dependendo das definições, como já acontecia) ou a nova, apenas com a lista reduzida.

Os utilizadores escolhidos para um "círculo" não podem partilhar a informação lá publicada pelo criador, mas poderão sempre fazer print screen ou download das imagens. Adicionalmente, também não terão a possibilidade de sair daquela lista, podendo apenas "desligar" a conversa caso não desejem participar.

A funcionalidade ainda não está disponível para todos os utilizadores, uma vez que se encontra em fase de teste, mas a rede social afirma que já há quem possa utilizá-la. Basta procurar pela opção "circle" na página principal da sua conta.

A última de várias novidades

O “círculo” é a mais recente novidade de um conjunto de novas funcionalidades que têm sido lançadas pelo Twitter, como a possibilidade de eliminar seguidores ou de escolher quem pode ou não responder a determinada publicação.

Em fase de experiência está ainda uma outra ferramenta, que prevê a retirada de menções. Basicamente, quando alguém quiser abandonar uma conversa em que tenha sido mencionado, pode passar a fazê-lo daquela forma.

O objetivo de todas estas alterações é dar mais um passo no sentido de evitar situações de conflito entre os utilizadores.

O Twitter refere que estas novidades podem ser particularmente úteis a quem não queira criar uma conta secundária (como um alter ego) ou mudar a configuração do perfil entre público ou privado.

O “círculo” será diferente das comunidades, uma outra ferramenta lançada há meses, e que possibilita a criação de grupos, como se fossem fóruns, para a discussão de determinados temas, como futebol ou cinema.

“As comunidades oferecem às pessoas um espaço de ligação, de partilha e de discussões de que gostam. O ‘círculo’ é para partilhar tweets que só desejem partilhar com as pessoas que escolherem”, refere a rede social. Recorde-se que, no caso das comunidades, existe um moderador do grupo, enquanto que no “círculo” o moderador é o próprio utilizador.

Lembre-se que o Twitter está em pleno processo de aquisição por parte de Elon Musk, empresário que lançou uma oferta para adquirir a totalidade da empresa por mais de 40 mil milhões de euros, e que já disse querer tornar a rede social menos restritiva, o que tem causado preocupações.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados