Falta de motoristas TVDE no Porto e Lisboa faz subir preços. Grande parte ruma para o Algarve

CNN Portugal , DCT
17 ago 2022, 10:44
TVDE, Uber, Bolt e Táxi

REVISTA DE IMPRENSA - Falta de motoristas e maior procura no Algarve faz aumentar o preço das viagens

O número de motoristas licenciados TVDE a operar em Portugal não tem sido suficiente para fazer frente à procura no verão, o que faz com que os preços subam em cidades como Lisboa e Porto. Só no verão de 2019, revela a Uber, 72% dos motoristas de Lisboa, Porto, Coimbra e Braga rumaram ao Algarve.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), as três principais plataformas de TVDE em Portugal - Uber, Bolt e Free Now - revelam um aumento de 30% do número de motoristas no ativo, mas o aumento da procura no sul de Portugal tem levado muitos a rumar também este ano ao Algarve, deixando outras regiões desfalcadas e à mercê das tarifas dinâmicas, que sobem à medida que desce o número de viaturas disponível. Embora mencione o valor global, a Uber dá conta de um aumento de 57% no preço das viagens.

Os dados avançados pela Free Now dão conta de um aumento da procura de 300% no Algarve, de 45% em Lisboa e de 80% no Porto. Já a Bolt revela um aumento nacional de procura na ordem dos 30%. 

O jornal dá ainda conta de que, atualmente, estão licenciados 40.598 motoristas profissionais, um quarto deles estrangeiros (10.812, sendo que do Brasil vieram 4.968, da Índia 2.166 e do Paquistão 925, por exemplo).

Economia

Mais Economia

Patrocinados