Turquia quer ser chamada de maneira diferente em inglês para deixar de "ser" um peru

Agência Lusa , FMC
2 jun 2022, 23:29
Erdogan

O ministro dos negócios estrangeiros da Turquia enviou uma carta à ONU a formalizar o pedido

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, enviou uma carta à Nações Unidas a solicitar formalmente que o país seja chamado de "Türkiye", informou esta quinta-feira a agência de notícias estatal.

A medida é vista como parte de um esforço de Ancara para renomear o país e dissociar a sua designação do peru [turkey, em inglês] e de algumas outras conotações negativas.

A agência Anadolu disse que Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmou esta quinta-feira a receção da carta.

O órgão de comunicação social citou Dujarric, dizendo que a mudança de nome entrou em vigor "a partir do momento" em que a carta foi recebida.

O governo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem pressionado para que o nome internacionalmente reconhecido como "Turkey" (Turquia, em português) seja modificado para "Türkiye" (tur-kay-YAY), como é escrito e pronunciado em turco.

O país autodominou-se "Türkiye" em 1923 após a sua declaração de independência.

Em dezembro, Erdogan ordenou a utilização de "Türkiye" para representar melhor a cultura e os valores turcos, inclusive exigindo o "Made in Türkiye" fosse usado em vez de "Made in Turkey" em produtos exportados.

Os ministérios turcos começaram a usar "Türkiye" documentos oficiais.

No início de 2022, o Governo turco também divulgou vídeo promocional para tentar mudar o seu nome em inglês. O vídeo mostra turistas de todo o mundo a dizer "Olá Türkiye" em destinos famosos.

A direção de comunicação da Presidência da Turquia disse que lançou a campanha "para promover de forma mais eficaz o uso de 'Türkiye' como nome nacional e global do país em plataformas internacionais".

Europa

Mais Europa

Patrocinados