Pelo menos seis mortos e quase 300 feridos após novos sismos na Turquia

Agência Lusa , BCE
21 fev 2023, 06:54
Sismo na Turquia (Efekan Akyuz/Depo Photos via AP)

O terramoto principal foi registado a sul da cidade de Antioquia, na província de Hatay

Pelo menos seis pessoas morreram em dois sismos de magnitude 6,4 e 5,8 que atingiram a província turca de Hatay na segunda-feira à noite, noticiaram os 'media' locais.

Já o Ministério da Saúde turco indicou terem sido identificados até ao momento 294 feridos. O anterior balanço apontava para três mortos e 213 feridos.

O terramoto principal foi registado a sul da cidade de Antioquia, na província de Hatay, uma das 11 regiões turcas devastadas há 15 dias por dois sismos que mataram pelo menos 44 mil pessoas, na Turquia e na Síria.

A busca por sobreviventes dos dois novos sismos prossegue em Defne e Samadang, onde o segundo sismo teve o epicentro, três minutos após o primeiro, com uma magnitude de 5,8.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, disse que 18 dos 294 feridos encontram-se em estado crítico.

Os novos abalos provocaram o pânico, com as autoridades locais a pedirem o envio urgente de tendas, uma vez que a população não voltar às casas por recear que os edifícios possam ruir.

O autarca de Samandag, Refik Eryilmaz, disse na segunda-feira à televisão turca NTV que vários edifícios se tinham desmoronado, desconhecendo-se ainda se estavam pessoas no interior.

O abalo mais forte do sismo desta segunda-feira foi sentido na Síria, na Jordânia, em Chipre, em Israel e até no Egito.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados