Sismo de 7,8 faz mais de 1.600 mortos na Turquia e na Síria

Andreia Miranda , com Lusa - notícia atualizada às 12:19
6 fev 2023, 06:07

Abalo ocorreu às 4:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros

Um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu esta madrugada o sul da Turquia, fez mais de 1.600 mortos e milhares de feridos no país e na Síria.

O chefe da agência de desastres turca, citado pela Reuters, revelou que o abalo fez 1.014 mortos e mais de cinco mil feridos na Turquia.

Já na Síria, segundo a agência estatal SANA, que cita o ministério da Saúde sírio, o abalo fez 592 mortos, a maioria (371) em zonas controladas pelo Governo (Aleppo, Hama, Latakia e Tartus), e mais de mil feridos. 

O Ministério da Defesa sírio revelou que está "a mobilizar todas as suas unidades, formações e instituições em todas as províncias para prestar ajuda imediata e assistência urgente aos residentes afetados pelo terramoto, procurar pessoas presas debaixo dos escombros e tratar dos feridos".

No entanto, os "White Helmets" dão conta de 221 mortos e 419 feridos nas áreas controladas pelos rebeldes, dados que podem vir a somar-se aos números oficiais.

Aulas e voos suspensos

Depois do sismo, as aulas foram suspensas em dez cidades e províncias e as escolas vão permanecer encerradas ao longo de uma semana.

De acordo com o vice-presidente turco, a suspensão vai vigorar em Kahramanmaraş, Hatay, Gaziantep, Osmaniye, Adıyaman, Malatya, Şanlıurfa, Adana, Diyarbakır, Kilis.

Para além das aulas, também os voos de e para a província de Hatay foram suspensos, enquanto os aeroportos de Maraş e Antep estão fechados para voos comerciais. Já o aeroporto de Adana está fechado até novas informações.

União Europeia, Israel e Países Baixos enviam ajuda

A Comissão Europeia está a coordenar o envio de equipas de resgate dos Estados-membros para se juntar às buscas por sobreviventes após o terremoto que sacudiu hoje o sudeste da Turquia e outros países vizinhos, especialmente a Síria.

O comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, assinalou, numa mensagem partilhada na rede social Twitter, que Bruxelas ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e que as equipas de salvamento da Holanda e da Roménia já se estão a deslocar para a zona afetada.

"O Centro de Coordenação de Resposta a Emergências está a coordenar o envio de equipas de resgate da Europa", destacou o diplomata esloveno.

Por seu turno, o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros da UE, Josep Borrell, sublinhou que o bloco europeu está "pronto para ajudar" os países afetados após um "devastador" sismo, que "já ceifou a vida a centenas de pessoas e feriu muitas mais".

"As minhas profundas condolências às muitas famílias que perderam vidas e desejo uma rápida recuperação aos feridos. A UE está totalmente solidária com vocês", disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também no Twitter.

Países como a Alemanha, Rússia, a Itália e o Azerbaijão já tinham anunciado a intenção de enviar equipas de resgate para ajudar nas buscas.

Também o ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant, revelou esta segunda-feira que o país se está a preparar para enviar ajuda de emergência para a Turquia. Até ao momento não há relatos de feridos ou danos em Israel, embora o sismo tenha sido sentido no país.

"As forças de segurança estão prontas a oferecer a assistência que for necessária. O sistema de segurança ganhou muita experiência ao longo dos anos em lidar com áreas de catástrofe e na missão de salvar vidas", afrmou Galant.

Por sua vez, o presidente ucraniano disse que o seu país está pronto a fornecer a assistência necessária à Turquia, endereçando condolências a Erdogan e sem referir a Síria, que foi igualmente afetada pelo tremor de terra.

"Chocado pelas notícias sobre a morte e ferimentos de centenas de pessoas em resultado de um terramoto na Turquia", escreveu Zelensky no Twitter.

Já o escritório das Nações Unidas na Síria anunciou que está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as áreas nas províncias afetadas pelo sismo.

"A ONU na Síria expressa as suas mais profundas condolências e solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo terremoto desta manhã e já está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as nossas áreas de alcance na Síria, nas províncias afetadas de Aleppo, Hama, Idlib e Latakia", divulgou o escritório da ONU no Twitter.

Sismo mais forte em cem anos

O abalo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros. 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France–Presse.

O sismo fez ainda com que Itália ativasse o aviso de tsunami no sul do país. No entanto, cerca das 6:30, o mesmo aviso foi retirado.

Enquanto o USGS dá conta que a magnitude foi de 7,8, a Agência de Gestão de Desastres da Turquia (AFAD) avança que o sismo foi de 7,7 de acordo com estudos sismológicos detalhados.

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Este foi o sismo mais forte em cem anos, avança a CNN Internacional.

Em novembro, um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província turca de Düzce, 200 quilómetros a leste de Istambul, deixando pelo menos 68 pessoas feridas.

O abalo aconteceu na mesma província onde um terramoto de magnitude 7,4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999, incluindo mil em Istambul.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados