Turquia: Presidenciais a caminho da segunda volta, com 99% dos votos contados

Agência Lusa , AG
15 mai 2023, 10:22
Eleições na Turquia (Ali Unal/AP)

Erdogan disse que ainda podia ganhar, mas o seu opositor já fala numa segunda volta, dizendo-se esperançado na vitória

O presidente da Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, disse esta segunda-feira em Ancara que já foram contados 99,4% dos votos nacionais e 84% dos votos no estrangeiro, sendo que Erdogan tem nesta altura 49,4% dos votos, e Kemal Kiliçdaroglu, 45% dos votos.

Ainda não se trata da divulgação do número definitivo mas as eleições presidenciais turcas encaminham-se para uma segunda volta, com o presidente Recep Tayyip Erdogan, que governa o país há 20 anos, a liderar sobre o principal adversário, mas a ficar aquém dos votos necessários para uma vitória absoluta.

O terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan, obteve 5,2% dos votos, até ao momento.

Erdogan, 69 anos, disse aos apoiantes durante a madrugada que ainda podia ganhar mas que respeitaria a decisão caso venha a realizar-se uma segunda volta no próximo dia 28 de maio.

Kiliçdaroglu, 74 anos, mostrou-se esperançado numa vitória na segunda volta.

"Vamos ganhar com certeza a segunda volta e trazer a democracia", disse Kiliçdaroglu.

Até ao momento, os resultados das eleições mostram que o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, no poder, pode vir a manter a maioria no Parlamento de 600 lugares.

A Assembleia perdeu grande parte do poder legislativo depois de um referendo em 2017, promovido por Erdogan e que alterou o sistema de governação do país para uma presidência reforçada.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados