Turista foi morto à facada no centro da vila de Cascais depois de ajudar um amigo
Quem é a vítima mortal?
A vítima mortal é um turista norte-americano de 35 anos que se encontrava de férias em Portugal. O homem foi encontrado já “sem sinais evidentes de vida”, segundo confirmou a Polícia de Segurança Pública (PSP). Apesar das manobras de suporte básico de vida realizadas pelos agentes e, mais tarde, pelas equipas do INEM, acabou por não resistir aos ferimentos provocados por arma branca.
Há alguém ferido?
Outro cidadão norte-americano, de 33 anos, também foi esfaqueado durante a rixa e ficou gravemente ferido. Foi assistido no local pelo INEM e transportado de urgência para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece internado em estado grave, mas estável.
Onde e quando ocorreu o crime?
O crime aconteceu no centro de Cascais, nas imediações da Igreja dos Navegantes, na madrugada desta quarta-feira. O alerta foi dado pelas 03:20.
Como ocorreu o crime?
De acordo com o relato feito à PSP, as duas vítimas caminhavam em direção ao alojamento local onde estavam hospedadas quando foram abordadas por três indivíduos. O grupo terá tentado provocar um dos turistas, tentando tocar no chapéu que este usava. Quando lhes pediu para pararem, o turista foi de imediato agredido com murros na cara.
O homem pediu ajuda a um amigo que se encontrava num bar próximo. À chegada, iniciou-se uma discussão com os três suspeitos, que rapidamente se tornou violenta. Um dos agressores puxou uma faca que tinha no carro e desferiu vários golpes nas vítimas - um deles nas costas e outro no rosto e nos braços.
Segundo a Polícia Judiciária (PJ), as agressões aconteceram “por motivos aparentemente fúteis”.
Quem foi detido?
Foram inicialmente detidos três suspeitos - que se colocaram em fuga após o crime, mas acabaram por ser intercetados e ouvidos pela Polícia Judiciária.
Um dos detidos, um jovem de 23 anos, está fortemente indiciado pela prática de dois crimes de homicídio - um consumado e outro na forma tentada - e ficou em prisão preventiva.
Os outros dois suspeitos, que também tinham sido detidos, foram entretanto libertados. Ambos responderão em liberdade pelo crime de participação em rixa, não havendo indícios de que tenham participado diretamente nas agressões com arma branca.
O que se sabe sobre o suspeito principal?
O principal suspeito é um jovem de 23 anos, residente na área de Cascais, que fugiu do local logo após o crime, para evitar ser intercetado. Foi apanhado pela PJ ainda durante o dia de quarta-feira.
Segundo fonte da investigação, o jovem terá ido buscar a faca ao carro durante a discussão, antes de regressar ao local e atacar as vítimas.
Quem está a investigar o caso?
A investigação está a cargo da Polícia Judiciária, que confirma “fortes suspeitas da ligação do detido ao caso das brutais agressões” que vitimaram os dois turistas norte-americanos.
As autoridades continuam a recolher testemunhos e imagens de videovigilância que ajudem a perceber o que motivou a altercação e qual o papel de cada um dos envolvidos.