Sismo de 7,2 sentido em Taiwan. Alerta de tsunami já foi emitido

Nuno Mandeiro , Com Lusa
18 set 2022, 08:32

Abalo ocorreu a cerca de 42 quilómetros da cidade de Yujing, na costa leste da ilha

Um sismo de 7,2 na escala de Ritcher foi sentido, durante a manhã deste domingo, a 42 quilómetros da cidade de Yujing, na costa leste da região de Tawain. O abalo foi registado pelo Serviço de Pesquisa Geológica norte-americano que colocou o epicentro a 10 quilómetros de profundidade e chegou a emitir um alerta de tsunami que acabou por ser retirado, cerca de duas horas depois.

O Escritório Central de Meteorologia da ilha fixa, no entanto, a magnitude do terramoto 6,8 e que terá ocorrido a uma profundidade de 7 quilómetros às 14:44, horário local (07:44 em Lisboa),depois de um outro terramoto de 6,4 e de vários tremores secundários que teriam atingido a zona no sábado.

De acordo com a agência Reuters, os primeiros relatos apontam para o descarrilamento de uma carruagem e a cita a imprensa local que está a avançar que um edifício colapsou, quatro pessoas foram resgatadas dos escombros.

No local do desabamento, já estão a ser realizadas operações de busca e salvamento. Na ocorrência na linha ferroviária, não há qualquer vítima, segundo as autoridades taiwanesas.

Mais de 7.000 residências ficaram sem energia em Yuli, e as canalizações de água também foram danificados.

A polícia e os bombeiros acorreram ainda ao colapso de uma ponte numa estrada de duas vias no que parecia ser uma parte rural da mesma cidade, onde três pessoas e um ou mais veículos podem ter caído, segundo relatos dos media.

Também em Yuli, um deslizamento de terra prendeu quase 400 turistas numa montanha famosa pelos lírios alaranjados que cobrem as suas encostas nesta época do ano, noticiou a Agência Central de Notícias.

No sábado, um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu já tinha atingido a costa leste de Taiwan, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGC), sem causar vítimas. De acordo com o USGS, é improvável que o terramoto tenha causado vítimas mas poderá haver danos materiais.

O epicentro do sismo, que ocorreu pouco depois das 21:30 locais (14:30 de Lisboa), de sábado, foi localizado pelo USGS a cerca de 50 quilómetros a norte da cidade de Taitung, a uma profundidade de 10 quilómetros.

O serviço meteorológico de Taiwan estimou a magnitude em 6,4 na escala de Richter e a sua profundidade a 7,3 quilómetros.

Taiwan e seus arredores são regularmente atingidos por terramotos devido à sua localização perto da junção entre duas placas tectónicas. A ilha não emite avisos de ‘tsunami’ para terramotos com uma magnitude inferior a 7.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados