O antigo presidente estava a jogar golfe no Trump International Golf Club, em West Palm Beach. No local onde o suspeito se posicionou, as autoridades encontraram uma espingarda tipo AK-47 e uma GoPro
O FBI diz ter respondido e estar neste momento a investigar "o que parece ser uma tentativa de assassínio contra Donald Trump", de acordo com a CNN Internacional.
A alegada tentativa contra o candidato republicano ocorreu quando o mesmo estava a sair do seu clube de golfe, o Trump International Golf Club, em West Palm Beach.
De acordo com os Serviços Secretos, um agente disparou contra o suspeito após reparar no cano da arma por entre uma vedação do campo de golfe. O suspeito acabou por conseguir fugir do local, disse a mesma fonte.
No Facebook, o gabinete do xerife do Condado de Martin afirmou que um suspeito que "aparenta estar ligado" ao tiroteio foi detido pelas autoridades. Segundo a CNN Internacional, que cita três fontes anónimas, trata-se de Ryan Wesley Routh, de 58 anos e natural do Havai.
Este tiroteio ocorre cerca de dois meses após uma tentativa de assassínio contra Trump durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia, no dia 13 de julho. A confirmar-se a tentativa de assassínio, será a segunda vez em dois meses que Donald Trump é vítima de um atentado contra a sua vida.
O ex-presidente americano "está em segurança", confirmou Steven Cheung, da sua equipa, em comunicado. O próprio Trump já informou que se encontra bem de saúde, numa declaração escrita num email de angariação de fundos para a sua campanha.
"Foram disparados tiros perto de mim, mas antes que os rumores comecem a ficar fora de controlo, queria que ouvissem isto primeiro: estou bem e em segurança!", referiu Trump.
Por sua vez, o senador republicano Lindsey Graham escreveu no X, após uma conversa com Trump, que o candidato "está de bom humor" e "está mais decidido do que nunca a salvar o nosso país".
Just spoke with President Trump. He is one of the strongest people I’ve ever known.
— Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) September 15, 2024
He’s in good spirits and he is more resolved than ever to save our country. https://t.co/9CWaeFrOpX
Encontrada arma tipo AK-47 e câmara GoPro no local onde o suspeito se posicionou
Em conferência de imprensa, o xerife do Condado de Palm Beach, Ric Bradshaw, anunciou o que as autoridades encontraram no local onde o suspeito se posicionou.
"Nos arbustos, onde ele estava, estava uma espingarda tipo AK-47 com mira; duas mochilas, que estavam penduradas na vedação e tinham azulejos de cerâmica; e uma GoPro (...) Portanto, estão a ser revistas neste momento”, disse Bradshaw, citado pela CNN Internacional.