Há cada vez mais pessoas alcoolizadas a conduzir trotinetas

Agência Lusa , CM
29 nov 2021, 11:10
Trotineta (arquivo)

PSP já fez 21 detenções este ano, mais do triplo das realizadas no ano passado

A PSP já deteve 21 pessoas, desde o início do ano, por condução de trotinetas com taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 gramas/litro, mais do que o triplo das detenções no ano passado.

Em 2017 foram detidos dois cidadãos, não tendo sido registadas detenções desta natureza em 2018. No entanto, em 2019, ano em que se verificou um aumento exponencial da circulação deste tipo de veículos, foram detidos 50 cidadãos e, em 2020, considerando as restrições do contexto pandémico, foram detidas seis pessoas.

Este ano, e até 15 de novembro, a PSP já deteve 21 cidadãos pela prática deste crime, sendo entendimento das autoridades que o aumento está relacionado “com o aliviar das medidas de contenção pandémica e o retorno à dita normalidade”.

A PSP apela, por isso, a todos os cidadãos que diariamente ou casualmente utilizam estes veículos para que o façam com respeito pelos utentes da via pública, quer para a sua segurança quer para a segurança de terceiros.

Trotinetas bloqueadas

Segundo, ainda, a agência Lusa, a Bolt, plataforma que junta na sua aplicação móvel TVDE, trotinetas e bicicletas, desenvolveu uma inovação tecnológica para testar se o utilizador está alcoolizado, podendo impedi-lo de desbloquear o veículo e fazer a viagem.

Esta funcionalidade irá estar operacional entre as 00:00 e as 06:00 e será “um teste de reação em que será medido o tempo em que se responde a um ‘jogo’ para avaliar se a pessoa está em condições para conduzir em segurança”.

Na aplicação do telemóvel, após escolher a viagem, o utilizador terá de fazer um jogo (com a imagem de um capacete) que irá aparecer no ecrã, sendo pedido que se toque na imagem de forma a medir o tempo de reação entre o surgimento do capacete e o ato de tocar no mesmo.

Se a reação for considerada muito lenta, a aplicação recomenda que seja pedido um TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) e bloqueia a escolha da opção trotineta.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados