Guterres defende hipótese de Coreia do Norte responder por crimes contra a humanidade

Agência Lusa , DCT
2 set 2022, 05:50
Guterres

O julgamento por parte do Tribunal Penal Internacional está em cima da mesa

O secretário-geral da ONU defendeu que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve ponderar pedir ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que julgue possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Coreia do Norte.

Um relatório enviado para a Assembleia Geral da ONU afirma não ter havido progressos na responsabilização pelas violações dos direitos humanos no país e cita dados anteriores que podem constituir crimes contra a humanidade.

António Guterres afirmou na quinta-feira que "continua a ser imperativo para a comunidade internacional responder à situação dos direitos humanos" na Coreia do Norte, incluindo o apoio à responsabilização "caso se verifique que foram cometidos crimes contra a humanidade, a fim de evitar a impunidade".

"Isto pressupõe que o Conselho de Segurança atue por sua iniciativa ou por recomendação da Assembleia Geral para que se considere o encaminhamento da situação para o Tribunal Penal Internacional", afirmou o líder da ONU.

O TPI foi criado para procurar a responsabilização pelas piores atrocidades do mundo: crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados