Português construiu túnel de acesso a bar de alterne em casa para facilitar acesso dos clientes

MM
1 mar 2023, 14:25
Guardia Civil de Salamanca (DR)

Pertence a grupo investigado por tráfico humano. Túnel serviria para dificultar a ação das autoridades

Um português detido, nove vítimas de exploração sexual libertadas e vários membros de um grupo criminoso investigados como suspeitos do crime de tráfico de pessoas. Este é o balanço da operação “Irala”, levada a cabo pela Guardia Civil de Salamanca, em colaboração com a Polícia Judiciária, escreve a imprensa espanhola.

Nas buscas feitas a um bar de alterne e a uma casa em Fuentes de Oñoro, Salamanca, foi encontrado um bar de alterne em construção na cave da casa do português. Como medida de segurança e para dificultar uma possível ação policial, foi construído um túnel com 60 metros, que ligava a casa a um terreno contíguo, para facilitar o acesso a potenciais clientes.

Esta investigação iniciou-se dentro do quadro da diretiva europeia de combate ao tráfico de seres humanos, o que levou a que fossem feitas inspeções de rotina a estabelecimentos onde se praticava prostituição.

Este grupo recrutava mulheres em países da América do Sul, com falsas promessas de trabalho em Espanha. Como não tinham meios para pagar a viagem, a organização criminosa fornecia-lhes os bilhetes e tratava de tudo para que viajassem. Depois de chegarem, eram informadas que teriam de saldar a dívida, que chegava a mais de 3.000 euros, e retiravam-lhes os passaportes, fazendo com que ficassem totalmente dependentes dos seus captores.

A vigilância era permanente. Estas mulheres não saíam da vista da organização. Nem quando iam comprar alimentos ou outros bens de primeira necessidade. Iam sempre acompanhadas por elementos do grupo criminoso.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados