Cocaína apreendida em águas cabo-verdianas avaliada em 350 milhões de dólares

Agência Lusa , BMA
7 abr 2022, 16:04
Cocaina

PJ de Cabo Verde anunciou a apreensão de 5.668 quilogramas de cocaína numa embarcação de pesca “oriunda do Brasil”

O Comando das Forças Armadas norte-americanas para África (Africom) confirmou esta quinta-feira o apoio à operação das autoridades cabo-verdianas que levou à apreensão quase seis toneladas de cocaína, carga que avalia em 350 milhões de dólares.

Numa nota consultada pela Lusa, o Africom confirma o envolvimento nesta operação, de apoio à Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana, do navio de guerra da Marinha norte-americana “USS Hershel ‘Woody’ Williams”, de 239 metros, uma base móvel expedicionária, que em 01 de abril do navio, com fuzileiros navais dos Estados Unidos da América (EUA), apoiou a interceção de um barco de pesca com a carga suspeita, em águas de Cabo Verde.

“As nossas parcerias de longo prazo com os Estados africanos, incluindo Cabo Verde, são vitais para enfrentar ameaças como terrorismo, tráfico ilícito e pirataria, e construir capacidade na região para garantir segurança e estabilidade a longo prazo”, afirmou o major-general Gregory Anderson, diretor de operações do Africom, citado no mesmo comunicado.

O comunicado acrescenta que a Marinha dos EUA e a Guarda Costeira norte-americana “têm uma forte relação com Cabo Verde”, além de acordos bilaterais de aplicação da lei, “permitindo o apoio ao combate à atividade marítima ilícita nas águas circundantes do arquipélago”.

“Esta operação é um excelente exemplo de parceria forte e mutuamente benéfica entre os governos dos EUA e Cabo Verde”, disse o vice-almirante Steven Poulin, comandante da Guarda Costeira norte-americana para a área do Atlântico, também citado no comunicado.

A PJ de Cabo Verde anunciou na quarta-feira a apreensão de 5.668 quilogramas de cocaína numa embarcação de pesca “oriunda do Brasil”, detendo cinco brasileiros e dois montenegrinos, com o apoio da Marinha norte-americana.

Relacionados

África

Mais África

Patrocinados