Franklim Lobo condenado por atacar juiz Carlos Alexandre

15 out, 07:58
Franklim Lobo andou fugido à justiça e agora foi libertado

REVISTA DE IMPRENSA || Decisão foi proferida pelo Tribunal de Lisboa

Franklim Lobo, outrora considerado o maior traficante português, foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa por três, por denúncia caluniosa contra o juiz Carlos Alexandre. Segundo o Jornal de Notícias, a decisão foi proferida pelo Tribunal de Lisboa, após o magistrado ter apresentado queixa por se sentir atingido nas suas funções e reputação.

O caso remonta a janeiro de 2023, quando Franklim Lobo apresentou uma queixa contra o juiz, acusando-o de abuso de poder, prevaricação, denegação da justiça e desobediência. Alegava que o magistrado não o tinha ouvido nem cumprido decisões superiores no processo em que fora condenado por tráfico de droga. A denúncia acabou arquivada por “inexistência de crime”, mas originou o processo que agora culmina com a sua condenação.

A origem do conflito está na “Operação Aquiles”, que levou à detenção de Lobo em Espanha, em 2019. Depois de vários recursos e decisões judiciais, acabou condenado a 11 anos de prisão por tráfico de estupefacientes.

O advogado de Lobo, Vítor Carreto, considera a nova condenação um “erro grave” e admite recorrer até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça