Tracking Poll: IL, Chega e CDU sobem e todos os outros caem

CNN Portugal , JGR
11 mai, 20:08
Rui Rocha tinta (LUSA)

AD e PS descem mas a distância entre ambos encolheu. Por outro lado: AD+IL valem mais agora

Os resultados deste domingo da Tracking Poll feita pela Pitagórica para a CNN Portugal mostram a Iniciativa Liberal, o Chega e a CDU a subir nas intenções de votos dos portugueses, num dia em que todos os outros partidos caíram.

Depois de ter visto as intenções de voto inalteradas no dia anterior, a AD voltou a cair, desta vez 0,6 pontos percentuais, e tem agora 33,1%. O partido de Pedro Nuno Santos também não inverteu a tendência de queda que vinha a registar no dia anterior, caindo 0,2 pontos percentuais, para os 25,7%. No entanto, a distância entre os dois principais partidos encolheu, passando de 7,8 para 7,4 pontos percentuais. 

O Chega e a IL foram hoje os mais beneficiados. Os liberais, que vinham a cair há quatro dias consecutivos, inverteram a tendência com uma subida de 1,2 pontos percentuais. O partido de Rui Rocha tem agora 6,8% das intenções de voto. O Chega de André Ventura sobe para os 16%, depois de crescer 0,7 pontos percentuais em relação ao dia anterior.

Em contraponto, o Livre, de Rui Tavares, que vinha a crescer nas sondagens nos últimos dias, caiu dos 5,3 para o 4,9%. O partido, que se vinha a colar à Iniciativa Liberal, vê agora a distância para os liberais aumentar de 0,2 para 1,9 pontos percentuais.

Nota para o PAN: depois de três dias seguidos a subir, o partido de Inês Sousa Real regressa às quedas - está agora nos 1,5% (-0,1pp). 

Quem conseguiu inverter a tendência dos últimos dias foi a CDU. O partido de Paulo Raimundo viu as intenções de votos dos eleitores subir de 2,7 para 3,2% (+0,5pp). O mesmo não acontece com o Bloco de Esquerda, de Mariana Mortágua, que regressou às caídas e tem agora 2,8% das intenções de voto (-0,6pp). 

Destaque também para o número de indecisos, que volta a cair e representa agora 16% da amostra (-0,9 pp).

Neste momento, os partidos de esquerda mais o PAN representam 38,1% no total, com distribuição de indecisos. Já a AD e a Iniciativa Liberal juntos situam-se nos 39,9%. Em 2022, António Costa obteve maioria absoluta com 41,3% dos votos.

Ficha técnica

Durante 4 dias (3, 4 , 5 e 6 de maio de 2025) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN um mínimo de 202 a 203 entrevistas (dependendo dos acertos das quotas amostrais) de forma a garantir uma sub-amostra diária representativa do universo eleitoral português (não probabilístico). Foram tidos como critérios amostrais o Género, 3 cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores) . O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 810 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,51.

A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores móveis. Sempre que necessário foram selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. Foram realizadas 1540 tentativas de contacto, para alcançarmos 810 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 52,60%. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Partidos

Mais Partidos
IOL Footer MIN