"Queres ir beber um copo comigo?", pergunta-lhe o seu chefe. Um guia para saber lidar com isto

13 ago, 10:00
Gin

Uma interação com o patrão fora do local de trabalho tanto pode correr muito bem como muito mal. Descubra o que deve ter em conta antes de aceitar 'beber uma cerveja'

A questão da relação com os chefes não é nova - há quem goste deles e, pelo contrário, há quem trabalhe em ambientes tóxicos. Independentemente da relação, o que deve responder quando o chefe pergunta "queres ir beber um copo?”

Débora Bento Correia, psicóloga na Academia Transformar, conta à CNN Portugal que “é importante medir os prós e contras da interação”: “como em todas as relações interpessoais, é fundamental que percebamos com quem estamos a interagir, quando e onde”.

É importante ponderar o tipo de relação desejada com o patrão e, acima de tudo, impor limites - “não há nada que obrigue ou que o impeça, mas é essencial perceber que existem limites que devem ser respeitados.”

A psicóloga conta que cada pessoa deve “perceber a relação estabelecida” e perguntar-se: “será melhor ou pior para mim?”

Como fugir da conversa

No Reddit, um utilizador português conta que foi “beber umas cervejas" com o patrão e que depois de algumas bebidas o tópico de conversa passou a ser o trabalho. Seguiram-se confrontações, insultos e uma ameaça de despedimento.

Débora Bento Correia diz que nesta situação “houve um ultrapassar de limites, perdeu-se a noção e deu mau resultado”. Neste tipo de casos “é importante ter atenção à quantidade de álcool consumida” e “ponderar se aquele local é o indicado para falar de assuntos com os quais se está insatisfeito”, Isto vale quer para o empregado, quer para o patrão.

Além disso, a psicóloga explica que existem formas de fugir a conversas que tomam rumos indesejados: “mudar de conversa, afastar um pouco do local, dizer em tom de brincadeira ‘isso são conversas para se ter noutro lado’ ou até mesmo sair do local antes que a situação escale.”

Relacionados

Estilo de Vida

Mais Estilo de Vida

Na SELFIE

Patrocinados