Trata-se de uma rutura com a tradição da cerimónia - mas uma rutura que já não é nova, porque o próprio Trump fez o mesmo em 2021
Michelle Obama vai faltar à tomada de posse de Trump
por Kevin Liptak, CNN
A ex-primeira-dama não vai à cerimónia de tomada de posse de Donald Trump na próxima semana, informou esta terça-feira o gabinete de Michelle Obama, sem dar uma explicação para a decisão.
“O antigo Presidente Barack Obama está confirmado para assistir à 60ª cerimónia de tomada de posse. A ex-primeira-dama Michelle Obama não vai assistir à próxima tomada de posse”, afirma um comunicado do Gabinete de Barack e Michelle Obama.
A decisão de não assistir à tomada de posse formal de Trump é uma rutura com a tradição da cerimónia, em que normalmente participam os antigos presidentes e respetivos cônjuges. O antigo presidente George W. Bush e Laura Bush vão estar presentes na cerimónia de tomada de posse, segundo o gabinete que os representa, e fontes conhecidas dizem à CNN que o antigo presidente Bill Clinton e Hillary Clinton também vão estar presentes.
Na semana passada, Michelle Obama também não esteve presente na cerimónia fúnebre do antigo Presidente Jimmy Carter, tendo permanecido no Havai. O antigo Presidente Barack Obama assistiu à cerimónia na Catedral Nacional em Washington, sentando-se ao lado de Trump e conversando animadamente com ele quando o programa estava a começar.
Outras antigas primeiras-damas, incluindo Hillary Clinton e Laura Bush, estiveram presentes no evento de Carter.
Michelle Obama tem falado abertamente sobre sua animosidade em relação a Trump, a quem acusou de colocar a segurança da família Obama em perigo através da retórica que utiliza.
Em 2017, Michelle Obama colocou esses sentimentos pessoais de lado depois de Trump vencer a eleição presidencial, dando as boas-vindas ao novo Presidente e a Melania Trump na Casa Branca para o chá antes da posse daquele ano.
Nos anos que se seguiram, falou sobre a experiência de estar sentada no palco aquando da tomada de posse de Trump.
“Houve lágrimas, houve emoção. Mas sentar-me naquele palco e ver o oposto do que representamos - não havia diversidade, não havia cor naquele palco, não havia reflexo do sentido mais amplo da América ”, disse Michelle Obama num podcast em 2023.
Os Trumps não compareceram à posse do Presidente Joe Biden em 2021, invocando falsas alegações de que tinha sido Donald Trump a vencer a eleição.