Que filme de Tom Cruise teve mais sucesso na bilheteira?

CNN , Frank Pallotta
29 mai 2022, 13:23
Tom Cruise em Top Gun: Maverick

No fim de semana em que é lançado nos Estados Unidos o filme “Top Gun: Maverick”, análise aos maiores sucessos de Tom Cruise

Tom Cruise é uma das estrelas de cinema mais populares da história de Hollywood.

O ator teve uma carreira de 40 anos de sucessos, incluindo "Guerra dos Mundos", "A Few Good Men" e "Jerry Maguire". Este fim de semana, ele regressa ao seu papel icónico de Pete "Maverick" Mitchell em "Top Gun: Maverick".

Ao longo de sua longa e notável carreira, os filmes de Cruise acumularam 10 mil milhões de doláres [9,32 mil milhões de euros] nas bilheteiras em todo o mundo, mas qual deles arrecadou mais? Eis uma lista dos maiores sucessos de bilheteira de Cruise nos Estados Unidos, ajustados à inflação, de acordo com a empresa Comscore:

 

5. "A Firma"

Ano: 1993
Receita de bilheteira: 158,3 milhões de dólares [147,4 milhões de euros]
Ajustado à inflação: 350,4 milhões de dólares [326 milhões de euros]

Se está à procura de uma altura em que Tom Cruise estava no auge de seu estrelato, é difícil contrariar o início dos anos 90. Cruise protagonizou "A Few Good Men/Uma Questão de Honra" em 1992 e " Interview with a Vampire/Entrevista com o Vampiro" em 1994. E no meio desses sucessos, “The Firm/A Firma”, de 1993, foi um dos seus filmes mais lucrativos.

O ator consolidou-se como um dos atores mais rentáveis ​​de Hollywood, interpretando um jovem advogado que entra num escritório de advocacia que tem alguns projetos criminosos. "A Firma" pode não ser um dos papéis mais memoráveis ​​de Cruise, mas é um dos mais bem-sucedidos. Provavelmente, o facto de ser baseado no best-seller de John Grisham ajudou.

4. "Missão: Impossível II"

Ano: 2000
Receita de bilhetereira: 215,4 milhões de dólares [200 milhões de euros]
Ajustado à inflação: 366 milhões de dólares [341 milhões de euros]

"Missão: Impossível II" foi lançado quatro anos depois do original, e ainda deixou sua marca. O filme de John Woo – que tem o extraordinário espião Ethan Hunt, protagonizado por Cruise, à caça de uma arma biológica – tem um tom diferente do seu antecessor (com muitos planos de ação em câmara lenta, por exemplo). No entanto, ainda encontrou público para ajudar Cruise a entrar em mais uma década de domínio nas bilheteiras.

Apesar do filme ser o segundo filme de maior bilheteira da série, é o filme com a pior crítica da série Missão: Impossível tem uma avaliação de 57% no Rotten Tomatoes - a única má pontuação da série de espionagem.

3. "Missão: Impossível"

Ano: 1996
Receita de bilheteiras: 180,9 milhões de dólares [169 milhões de euros]
Ajustado à inflação: 375 milhões de dólares [350 milhões de euros]

A marca "Missão: Impossível" definiu a carreira de Cruise e ajudou-o a permanecer uma estrela de cinema durante os últimos 25 anos. A série também rendeu muito dinheiro, arrecadando mais de 3,5 mil milhões de dólares [3,26 milhões de euros] em seis filmes nas bilheteiras globais. O próximo filme da série, “Missão: Impossível – Dead Reckoning Part One” chega aos cinemas no próximo ano.

O filme original - que foi dirigido por Brian De Palma - é mais um thriller mental de espionagem do que "oh meu Deus, Tom Cruise acabou de fazer esta cena?". Ainda assim, foi um dos maiores sucessos de 1996 e da carreira de Cruise.

2. "Rain Man – Encontro de Irmãos "

Ano: 1988
Receita de bilheteira: 172,8 milhões de dólares [161 milhões de euros]
Ajustado à inflação: 385,1 milhões de dólares [359 milhões de euros]

Cruise fez carreira como estrela de ação, mas o seu segundo filme de maior bilheteira é um drama premiado. "Rain Man/Encontro de Irmãos", no qual Cruise interpreta o irmão de um autista protagonizado por Dustin Hoffman, não foi um grande sucesso, mas também ganhou vários prémios da Academia de Hollywood. Incluindo melhor ator para Hoffman, melhor realizador para Barry Levinson e melhor filme.

Cruise, no entanto, não foi nomeado para o filme. Na verdade, Cruise nunca ganhou um Óscar.

1. "Top Gun"

Ano: 1986
Receita de bilheteira: 179,8 milhões de dólares [168 milhões de euros]
Ajustado à inflação: 443,9 milhões de dólares [413 milhões de euros]

Não surpreende que o papel mais icónico de Cruise tenha sido no seu filme de maior receita de bilheteira. O filme – em que Cruise interpreta um piloto emproado que compete para ser o melhor da Marinha - levou a coroa de maior receita bilheteira de 1986 e fez de Cruise a estrela de cinema que conhecemos hoje. E mudou a indústria cinematográfica, ao misturar sequências de ação emocionantes, uma banda sonora dos anos 80 viciante e personagens memoráveis ​​interpretadas por estrelas em ascensão.

Cruise verá mais uma se o público ainda sente “the need for speed” [necessidade de velocidade, uma frase do filme] com "Top Gun: Maverick" a partir deste fim de semana.

Cinema

Mais Cinema

Mais Lidas

Patrocinados