Poderia Jack ter sobrevivido ao naufrágio do Titanic? O realizador James Cameron diz ter provas científicas de que não

CNN Portugal , MJC
20 dez 2022, 18:05
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em "Titanic" (DR)

Pergunta tem sido feita por vários espectadores desde a estreia do filme em 1997. Mas o realizador quer acabar com todas as dúvidas

O realizador James Cameron garante que está provado cientificamente que Jack, a personagem de Leonardo DiCaprio em "Titanic", não poderia ter sobrevivido ao naufrágio a flutuar na mesma porta de madeira a que Rose (Kate Winslet) se agarrou.

A morte de Jack gerou enorme discussão desde o lançamento do filme em 1997: Rose escapa ao naufrágio do transatlântico apoiando-se numa porta de madeira, enquanto Jack morre de hipotermia no mar gelado, já que a porta supostamente não consegue suportar seu peso. Muitos consideraram a hipótese inverosímil. 

Em entrevista ao Postmedia, Cameron explica que encomendou “um estudo científico para colocar essa hipótese  de lado e colocar uma pedra sobre o assunto de uma vez por todas. "Fizemos uma análise forense completa com um especialista em hipotermia que reproduziu a jangada do filme. Usámos dois duplos que tinham a mesma massa corporal de Kate e Leo e colocámos sensores neles e depois deixámo-los em água gelada, para testar se poderiam ter sobrevivido através de uma variedade de métodos e a resposta foi: não havia como os dois terem sobrevivido. Apenas um poderia sobreviver.”

Os resultados do estudo serão mostrados no canal National Geographic quando o filme "Titanic" for relançado em fevereiro.

De acordo com Cameron, Jack "tinha de morrer" também por causa da história. “É como Romeu e Julieta. É um filme sobre amor, sacrifício e morte. O amor mede-se pelo sacrifício.” No seu lançamento em 1997, "Titanic" tornou-se o filme com maior receita de bilheteira de todos os tempos, antes de ser ultrapassado por "Avatar", também de James Cameron, em 2009.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados