Joe Biden reage ao tiroteio no Texas: "Quando é que vamos fazer frente ao lóbi das armas?"

25 mai 2022, 02:16

"Quando, em nome de Deus, vamos fazer aquilo que sentimos que tem de ser feito?", questionou o presidente norte-americano

O presidente dos Estados Unidos da América reagiu na madrugada desta quarta-feira ao tiroteio numa escola primária em Uvalve, no Texas, que vitimou pelo menos 21 pessoas, entre as quais 18 crianças. Num curto discurso na Casa Branca, Joe Biden disse que era tempo de agir e fazer frente "ao lóbi das armas" nos EUA. 

"Como nação, temos de nos questionar: quando é que vamos fazer frente ao lóbi das armas? Estou farto e cansado disto. Temos de agir. Quando, em nome de Deus, vamos fazer aquilo que sentimos que tem de ser feito?", questionou o presidente, que regressou esta quarta-feira de uma visita a vários países asiáticos.

Biden lembrou que estes tipos de massacres "não acontecem em mais lado nenhum do mundo" e que outros países também têm problemas de saúde mental, mas não têm tiroteios em escolas com a mesma frequência que os Estados Unidos da América.

"Eles [na Ásia] também têm problemas de saúde mental. Eles também têm disputas domésticas nesses países. Também têm pessoas que estão perdidas. Mas este tipo de ataques não acontece com esta frequência noutros sítios. Porquê? Porque é que deixamos que isto aconteça?", perguntou.

Acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, o presidente lembrou não só as crianças que perderam a vida, mas também os restantes alunos que testemunharam o massacre e que vão ter de viver com essa recordação para o resto das suas vidas.

"Alunos do segundo, terceiro e quarto ano. E quantas pequenas crianças testemunharam o que aconteceu e viram os seus amigos morrer como se estivessem num campo de batalha? Eles vão viver com isto para o resto das suas vidas”, afirmou o presidente americano.

Mas o foco do discurso do presidente foi mesmo o combate ao lóbi das armas americano, pedindo um esforço coletivo para fazer frente à "carnificina" que o país tem vivido nos últimos 20 anos.

"Não me digam que não podemos fazer nada para parar esta carnificina. Os produtores de armas passaram duas décadas a fazer marketing agressivo para promover estas espingardas e obter o máximo lucro. Por amor de Deus, temos de ter coragem para fazer frente à indústria [das armas]”, insistiu. 

Recorde-se que pelo menos 21 pessoas morreram, incluindo 18 crianças e três adultos, segundo o balanço do tiroteio que ocorreu esta terça-feira numa escola primária na cidade de Uvalde, no estado norte-americano do Texas.

O senador estatal Roland Gutierrez explicou que foi informado pela polícia sobre o mais recente balanço, que eleva o total para 21 mortes. Gutierrez não especificou, no entanto, se o atirador de 18 anos, que foi abatido pelas autoridades, está incluído neste último relatório. Três pessoas que ficaram feridas no ataque estão hospitalizadas em estado grave, acrescentou o senador à agência Associated Press (AP).

Kamala Harris emociona-se e pede "coragem para agir" sobre a regulamentação de armas

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse hoje “basta” e pediu “coragem para agir” sobre a regulamentação de armas. “Basta, já é demais. Os nossos corações continuam partidos”, salientou Kamala Harris, numa referência aos tiroteios em escolas que se repetem ano após ano nos Estados Unidos.

“Devemos encontrar coragem para agir e entender o nexo do que constitui uma política pública razoável e sensata”, acrescentou a vice-presidente norte-americana, num discurso dirigido ao Congresso, que tem sido incapaz de aprovar uma lei sobre as armas no país, apesar das repetidas tragédias.

Visivelmente afetada, Kamala Harris destacou que sempre que acontece uma tragédia como esta é de ficar com o coração partido, mas, lembrou, essa dor não se compara com o "que as famílias das vítimas passam”.

"E, mesmo assim, isto continua a acontecer”, lamentou a vice-presidente dos Estados Unidos.

A informação sobre o tiroteio foi inicialmente confirmada pelo governador do Texas, Greg Abbott, numa conferência de imprensa na qual especificou que o atirador tinha 18 anos.

“Ele [o atirador] disparou e matou, de forma horrível, incompreensível, 14 alunos e matou um professor”, disse, na altura, o governador.

O suspeito residente em Uvalde entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e possivelmente uma espingarda e abriu fogo, de acordo com Greg Abbott.

O governador do Texas adiantou que o jovem de 18 anos terá sido morto pelas forças policiais que responderam, mas o caso ainda está a ser investigado.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, ordenou que as bandeiras do país sejam colocadas a meia haste devido ao massacre.

Num comunicado, o chefe de Estado norte-americano anunciou que tomou essa decisão como uma "demonstração de respeito pelas vítimas dos atos de violência sem sentido perpetrados em 24 de maio de 2022 por um atirador na Robb Elementary School em Uvalde, Texas".

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados