TikTok atualiza linhas orientadoras

Agência Lusa , MBM
21 mar 2023, 14:05
Tik Tok atualiza linhas orientadoras

O TikTok atualizou as suas linhas orientadoras para reforçar a segurança da comunidade, o que inclui moderação do conteúdo e um compromisso entre a liberdade de expressão e a segurança, anunciou hoje a plataforma de vídeos curtos.

"Tendo como base a defesa dos direitos humanos e alinhados com os quadros jurídicos internacionais, o TikTok atualizou as suas 'Community Guidelines'[princípios comunitários]", anunciou hoje a rede social detida pela chinesa ByteDance, referindo que "as novidades refletem-se no âmbito da moderação do conteúdo, proteção da dignidade dos seus criadores e estabelecimento de um compromisso entre a liberdade de expressão e a segurança".

As atualizações entram em vigor dentro de um mês, em 21 de abril.

"Ao longo dos próximos meses, todos os moderadores de conteúdos da plataforma vão receber informação adicional para ajudar a aplicar de forma eficaz cada uma destas regras e normas, à medida que forem sendo aplicadas", adianta o TikTok, referindo que foram definidos quatro pilares de abordagem à moderação.

Estes pilares são "remover conteúdos violentos"; "restringir o conteúdo com limite de idade para que seja visto apenas por adultos (este também deverá obedecer às nossas 'Community Guidelines')"; tornar o conteúdo "inelegível para recomendação no feed 'For You' que não seja apropriado para um público alargado; e "dotar a nossa comunidade de ferramentas e recursos de informação que lhes permitam manter o total controlo da sua experiência", explica a rede social, no comunicado.

Adianta que "contactou mais de 100 organizações em todo o mundo e membros da comunidade com o objetivo de reforçar a resposta a potenciais ameaças e danos" e que algumas das alterações nos princípios comunitários dizem respeito a novas regras para a forma como o Tiktok trata os produtores de conteúdo que utilizam inteligência artificial (IA), como 'bots' e o reforço do sentido de 'tribo' "enquanto atributo de proteção contra o discurso de ódio e nas políticas de comportamento odioso".

Inclui também "detalhes sobre o trabalho de proteção da integridade cívica e eleitoral, incluindo a abordagem às contas governamentais, políticas e partidos políticos".

A atualização das linhas orientadoras estende-se "ainda à estratégia de aplicação de lei: partilhando mais informação sobre as decisões face a contas que violam as regras e esclarecendo que não permitimos a utilização de múltiplas contas, de modo a contornar intencionalmente as nossas regras ou a sua aplicação", explica o TikTok.

"Estas atualizações oferecem à nossa comunidade uma maior transparência das regras de utilização e da forma como as aplicamos. Toda a comunidade e os especialistas que trabalham connosco contribuem de forma ativa para a segurança dos utilizadores e para a resposta a potenciais ameaças", prossegue a rede social.

O TikTok tem estado em destaque nos últimos tempos devido à interdição da aplicação nos dispositivos quer pela Comissão Europeia, como pelos Estados Unidos e outros países, onde o caso mais recente é o da britânica BBC que deu indicações aos seus funcionários para desinstalar a rede social.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados