REVISTA DE IMPRENSA || Conteúdos focados em minorias étnicas e imigração somaram 43 milhões de visualizações
Mais de um terço das visualizações das contas de André Ventura e do Chega no TikTok em 2025 foram geradas por vídeos dedicados a imigrantes e à comunidade cigana. De acordo com uma investigação do INESC TEC em parceria com o Expresso, entre janeiro e outubro foram publicados 1402 vídeos, dos quais 325 (23%) abordam diretamente esses temas.
Os conteúdos focados em minorias étnicas e imigração somaram 43 milhões de visualizações, cerca de 33% do total obtido pelas duas contas. A média de visualizações desses vídeos é 40% superior à média geral, o que confirma a eficácia da estratégia do partido em explorar temas polémicos e divisivos.
Entre os dez vídeos políticos mais vistos no TikTok este ano, sete pertencem ao Chega, quatro deles da conta pessoal de Ventura. Um vídeo de um deputado do partido alcançou 53 milhões de visualizações, tornando-se o mais visto da política portuguesa.
Ventura é também o político mais seguido na rede, com 566 mil seguidores, consolidando a sua liderança no espaço digital e confirmando o TikTok como um dos principais motores da sua comunicação política.