As tendências de beleza mais estranhas do TikTok

CNN , Leah Dolan e Megan C. Hills
15 jan, 20:00
Tendências do Tik Tok

Uma mistura perturbadora de truques para o cabelo, criaturas viscosas e maquilhagens dramáticas. Estas são algumas das modas de beleza mais bizarras do TikTok

Mais um ano de máscaras, “caras de Zoom” e tempo de ecrã excessivo parecem ter virado a indústria da beleza de pernas para o ar. Em 2021, o TikTok, uma plataforma de vídeos conhecida pela promoção de cosméticos a nível astronómico, que faz com que estes fiquem esgotados durante semanas, foi inundado por truques de beleza e de cuidados com a pele estranhos, maravilhosos e extremamente bizarros.

A aplicação já provou ser um grande agente na indústria da beleza, nos últimos dois anos, ao influenciar os hábitos dos consumidores, criando interesse em produtos que foram lançados há anos (a procura desta cor de corretor, lançado em 2016, está a atingir o seu pico, graças ao TikTok). Também dá a conhecer novas tendências, incluindo algumas que fazem com que os amantes de beleza da vida real fiquem de cabelos em pé.

Uma mistura perturbadora de truques para o cabelo, criaturas viscosas e maquilhagens dramáticas. Estas são algumas das modas de beleza mais bizarras do TikTok:

Blush no nariz

Tornou-se claro, logo no início de 2021, que as máscaras não iriam a lado nenhum. O nariz mantinha-se escondido em várias situações, tapado por panos enquanto viajava em transportes públicos e fazia as suas tarefas. Alguns mais do que outros pareciam ter sentido a falta dessa característica facial, o que levou ao aumento exponencial do blush no nariz.

Esfregar ou espalhar blush rosa na base do nariz foi uma tendência de maquilhagem que ninguém poderia prever. Tudo começou no TikTok, como parte do que define o visual da E-Girl da aplicação, uma subcultura online caracterizada por eyeliner carregado, sobrancelhas grosas e, normalmente, um sinal falso em forma de coração.

 

Mas, em 2021, o blush no nariz tornou-se famoso. O hashtag tem mais de 850 000 visualizações e há um número cada vez maior de TikTokers a ficar com a ponta do nariz parecida à do Rudolfo.

Maquilhagem do “Squid Game”

Um drama distópico cheio de sangue, suor e máscaras pode não parecer a fonte mais óbvia de inspiração para maquilhagem. Mas o sucesso de “Squid Game”, da Netflix, uma série sobre um concurso onde os jogadores competem em jogos infantis pela sua vida, conseguiu fazê-lo.

Nas redes sociais, os utilizadores, incluindo os YouTubers James Charles e Raiza Contawi, criaram os seus próprios visuais inspirados nos concorrentes fictícios da série, como o de Kang Sae-Byok, o cauteloso refugiado norte-coreano. Os visuais imitavam a personagem de “Squid Game”, os olhos com grandes olheiras, o brilho do suor e até as feridas, juntamente com sardas falsas, para copiar as de Sae-Byok.

Claro que a boneca assustadora da série também foi um disfarce popular no Halloween para famosos como Lisa, das Blackpink, que completou o visual com olhos enormes e dois totós.

Olhos com olheiras “alegres”

Em vez do brilho jovem e refrescante outrora popular nas redes sociais, a Geração Z começou a promover olheiras cuidadosamente criadas com bronzeador ou sombra de olhos.

Contudo, alguns tentam um tipo muito específico de olheiras, conhecido como “aegyosal”, na Coreia do Sul. Uma tradução aproximada seria “gordura fofa”. O “aegyosal” são olhos inchados que o site de beleza sul-coreano, Soko Glam, diz que ajuda a ter um “visual mais jovem e uns olhos mais alegres e simpáticos”.

Além dos vídeos no TikTok e dos produtos específicos para o “aegyosal”, lançados por marcas como a Etude House, também surgiram nos Estados Unidos procedimentos cosméticos a longo prazo para obter este visual, como injeções de preenchimento e cirurgias plásticas.

No TikTok, um filtro popular conhecido como “Belle”, que coloca o “aegyosal” sobre as caras dos utilizadores, também teve sucesso, tornando-se um visual padrão asiático, em vez de um ocidental.

Lubrificante como primário

Não é invulgar que os TikTokers usem produtos aleatórios para truques de beleza, mas o lubrificante talvez seja um dos mais inesperados.

Depois de o utilizador do TikTok, Lukáš Kohutek, aparentemente, ter dado início à tendência, começando os seus vídeos de beleza com um pouco de Durex, outros juntaram-se a ele. O gel é aplicado com uma escova ou espalhando-o com as mãos por toda a cara. Depois de seco, aplica-se a base e o resto da maquilhagem.

Segundo o YouTuber Grwady, o lubrificante ajuda a criar uma “textura fina e suave” na pele.

Dicas para cabelo com a água do arroz

A maioria das pessoas deitaria a água fora, depois de lavar o seu arroz. Mas alguns utilizadores astutos das redes sociais decidiram fermentar e engarrafar o líquido que parece leite.

Apesar de esta prática de beleza já existir no Japão desde a antiguidade, segundo investigadores, tornou-se popular a nível mundial em 2021, depois de os influenciadores das redes sociais dizerem que lavar o cabelo com a água do arroz faz o cabelo crescer mais depressa. A instagrammer @anisasojka afirma num reel que os caracóis dela cresceram mais de sete centímetros num mês.

 

Caracóis faciais

A mucina do caracol, a secreção viscosa e cheia de proteínas que provém das glândulas mucosas do mesmo, tem sido um ingrediente popular na indústria da beleza sul-coreana pelas suas qualidades de induzir brilho.

No ano passado, o TikTok parecia ter descoberto que a mucina do caracol era um produto milagroso. Corsx, um fabricante de produtos de pele com baba de caracol, tem o seu próprio hashtag no TikTok, com mais de três milhões de visualizações. As pesquisas no Google pelo seu produto “Cosrx Advanced Snail 96 Mucin Power Essence” também aumentaram em 140%.

Mas os utilizadores encontraram uma forma mais barata de conseguir esta coisa viscosa para se embelezarem: diretamente do caracol.

Alguns TikTokers começaram a pôr caracóis diretamente na cara e a deixá-los mover-se pela sua superfície. Depois, massajam o trilho brilhante que fica na pele. Muitos aperceberam-se de que o seu caracol-gigante-africano de estimação poderia também servir para um tratamento de beleza caseiro, enquanto outros arregaçavam as mangas e apanhavam caracóis normais.

 

"Yassification"

Uma das tendências de beleza mais perturbadoras de 2021 quase não teve nada a ver com as nossas caras. O meme de “Yassification”, tecnicamente, nasceu no Twitter, depois de alguém ter publicado duas imagens lado a lado: uma fotografia da atriz Toni Collette, no filme de terror de 2008, Hereditary, e a mesma fotografia, depois de algumas tentativas de edição na FaceApp.

A boca arredondada de Collette continua aberta, com medo, mas agora está preenchida com um batom vermelho-escarlate. A falta de ligação entre o contexto (Hereditary é um filme de terror) e a alteração (Collette parece uma influenciadora maquilhada por computador) foi o que levou a que o meme se espalhasse instantaneamente.

Agora, a yassification passou para o TikTok, onde os utilizadores gozam com o software de edição inteligente, que deixa as suas caras irreconhecíveis através de camadas de retoques, delineamento de lábios e aumento do volume do cabelo, tudo através de Inteligência Artificial.

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