Nos últimos anos, nenhuma série televisiva entusiasmou tanto os telespectadores com as viagens de luxo como “The White Lotus”.
É fácil perceber porquê. Tem assassínios. Escândalos sensuais. Praias deslumbrantes. E talvez o mais importante: turistas ricos a comportarem-se de forma terrível.
As primeiras e segundas temporadas da comédia dramática satírica, escrita e realizada por Mike White, tiveram lugar em hotéis de luxo em dois locais deslumbrantes - o Havai e a Sicília, respetivamente.
Em ambas as temporadas, hóspedes e empregados passam por uma semana transformadora à medida que são expostas as verdades por trás das vidas aparentemente idílicas das personagens.
A terceira temporada da série da HBO, vencedora de um Emmy, que estreou a 16 de fevereiro, deverá ser mais picante do que nunca, uma vez que leva os telespectadores a outro dos destinos mais populares do mundo - a Tailândia.
O elenco desta temporada inclui Carrie Coon, Michelle Monaghan, Jason Isaacs, Leslie Bibb, Walton Goggins, Parker Posey, Patrick Schwarzenegger e a superestrela de K-pop da Tailândia, Lalisa 'Lisa' Manobal. Atenção, aqui vai um pequeno spoiler: a personagem favorita dos fãs da primeira temporada, Belinda, gerente do spa do hotel, está de regresso para esta nova temporada.
As expectativas para este filme são elevadas. Ao longo dos últimos meses, os fãs da série têm vindo a dissecar os trailers e a tentar identificar os vários locais, desde Koh Samui, onde decorre a maior parte da ação, a outros destinos populares como Banguecoque e Phuket.
Felizmente, a HBO lançou uma lista que destaca muitos dos locais que foram utilizados para criar o cenário deslumbrante da terceira temporada, permitindo aos turistas criarem a sua própria viagem inspirada em The White Lotus.
Como a personagem de Lalisa, “Mook”, diz no trailer: “Espero que gostem da Tailândia”.
Locais de filmagem em Koh Samui
Fábio Lovino/HBO
Fábio Lovino/HBO
Koh Samui, situada no Golfo da Tailândia, é a segunda maior ilha do país, a seguir a Phuket. As suas praias de areia branca estão repletas de hotéis de luxo, alguns dos quais aparecem na série.
Mantendo a tradição, o Four Seasons Resort Koh Samui é a verdadeira estrela da terceira temporada, substituindo a personagem principal - o White Lotus Resort & Spa. (Tanto a primeira como a segunda temporada foram filmadas em hotéis Four Seasons).
Muitas das cenas são filmadas nas luxuosas villas com piscina, restaurantes, paisagens exteriores e áreas de fitness daquele hotel.
O bar “White Lotus”, no entanto, pode ser encontrado noutra propriedade de luxo - o Singing Bird Lounge do Anantara Lawana Koh Samui Resort.
Já se quiser ver o átrio do hotel, a estação de segurança e a entrada da garagem e a joalharia, terá de se dirigir ao segundo resort da marca hoteleira tailandesa na ilha, o Anantara Bophut Koh Samui.
Outras estâncias e atrações de Samui que a HBO diz terem sido apresentadas no trailer da nova temporada incluem Choeng Mon Beach, Am Samui Resort Taling Ngam, Wat Phu Khao Thong (um templo), o Centro Cultural Dusit Dheva, o Cape Fahn Hotel e o Pi Samui Beach Club and Restaurant.
A praia de Haad Rin, na ilha vizinha de Koh Phangan, onde se realizam as famosas festas da lua cheia na Tailândia, também aparece. Entretanto, a HBO revelou que algumas cenas da chegada foram filmadas no deslumbrante Parque Nacional Marinho Mu Ko Ang Thong - uma popular viagem de um dia para os visitantes de Samui.
Cenas filmadas em Phuket
Fábio Lovino/HBO
Algumas cenas de “The White Lotus” foram filmadas na maior ilha da Tailândia, Phuket, no mar de Andaman.
Se o regresso da Belinda, a personagem favorita da primeira temporada, o deixou entusiasmado, o melhor é dirigir-se ao resort Anantara Mai Khao Phuket. Muitas das cenas da gerente do spa foram efetivamente filmadas lá.
As cenas do jantar “White Lotus” foram filmadas noutro hotel de luxo - o restaurante Ta Khai do Rosewood Phuket.
Outras atrações de Phuket destacadas pela HBO e que aparecem no trailer da série incluem o Bangla Boxing, a praia Ya Nui, a marina Phuket Yacht Haven e o Café Del Mar.
Outras cenas da chegada foram filmadas em Ko Lawa Yai, que fica ao largo da costa de Phuket, perto da baía de Phang Nga.
Entretanto, a grande dama de Banguecoque, o histórico Mandarin Oriental Hotel, também aparece no trailer.
O ‘efeito White Lotus’
Desde que foi confirmado, no início de 2024, que a terceira temporada se passaria na Tailândia, muito se tem falado sobre o inevitável impacto que a série terá no crescimento do turismo.
“Temos a honra de ter a fantástica Tailândia como local de filmagem para a aguardada próxima temporada de 'The White Lotus'”, anunciou o governador da Autoridade de Turismo da Tailândia, Thapanee Kiatphaibool, num comunicado de imprensa divulgado logo após o anúncio.
“A beleza natural exótica do reino, a riqueza dos locais históricos e a diversidade das paisagens são os cenários perfeitos para partilhar a nossa cultura fascinante, a fantástica gastronomia, as ofertas de bem-estar e luxo de topo e, acima de tudo, o nosso povo e a hospitalidade tailandesa.”
Várias empresas de turismo e estâncias turísticas já criaram pacotes temáticos “White Lotus” para a Tailândia, enquanto uma fonte do Hotels.com diz à CNN que as pesquisas aumentaram 40% para Koh Samui antes da terceira temporada.
A ilha deverá registar um aumento da procura ainda maior nas próximas semanas. A segunda temporada de “White Lotus” decorreu no Palácio de San Domenico, um hotel Four Seasons, em Itália, que registou um aumento de 300% nas pesquisas após o lançamento da série, segundo o Hotels.com.
Entretanto, a Autoridade de Turismo da Tailândia informa que o país recebeu mais de 35 milhões de turistas internacionais em 2024, gerando mais de 1,8 mil milhões de baht (53,5 mil milhões de dólares) em receitas turísticas. Este ano, pretende atrair 40 milhões de turistas internacionais e gerar 3 mil milhões de baht em receitas turísticas, o que marcaria um regresso aos números de visitas anteriores à pandemia.