Ansiedade durante a ressaca: o que acontece ao nosso corpo e como combatê-la

CNN , Craig Gunn, Universidade de Bristol
19 mar 2022, 10:00
Vinho

As opiniões expressas neste artigo são exclusivas dos seus autores. A CNN está a apresentar o trabalho de The Conversation, uma colaboração entre jornalistas e académicos para analisar e comentar notícias. Os conteúdos são produzidos exclusivamente por The Conversation.

A manhã que se segue a uma noite de bebedeira nunca é divertida quando ficamos de ressaca. Para a maioria das pessoas, a ressaca implica dor de cabeça, cansaço, sede ou náuseas. Mas algumas pessoas também indicam sentir ansiedade durante a ressaca.

Segundo alguns cálculos, a ansiedade durante a ressaca afeta cerca de 12% das pessoas, e a sua gravidade pode variar consoante a pessoa.

À medida que o corpo recupera de uma noite a beber, a ressaca cria um estado de stress psicológico. Em termos gerais, o stress fisiológico acontece quando o corpo está sob pressão – como no caso de uma doença ou lesão. A ressaca funciona da mesma maneira. Além de provocar alterações no nosso sistema imunitário, aumenta também os níveis de cortisol (muitas vezes chamado “hormona do stress”), a tensão arterial e o ritmo cardíaco – alterações que também acontecem com a ansiedade.

O cérebro também sofre alterações. Os estudos mostram que a atividade do cérebro que envolve a dopamina (um tipo de neurotransmissor) é menor durante uma ressaca. Isso é importante, uma vez que a dopamina tem um papel relevante na regulação da ansiedade. O aumento do stress durante uma ressaca também pode tornar difícil uma pessoa lidar com qualquer stress adicional que possa acontecer durante esse período.

Curiosamente, o stress e a falta de sono combinados (que refletem aspetos de uma ressaca) podem levar a declínios tanto da disposição como da função cognitiva (incluindo a atenção e a memória). O cansaço, o stress e suportar outros sintomas desagradáveis da ressaca podem também dificultar a gestão das tarefas diárias. Por exemplo, uma pessoa de ressaca pode ficar demasiado absorvida ao sentir náuseas, dor de cabeça ou cansaço para lidar eficazmente com pensamentos ansiosos.

Os nossos próprios estudos mostraram que as pessoas sentem uma mudança negativa ao nível das suas emoções durante uma ressaca. Muitos também indicaram sentirem maiores dificuldades para regularem as suas emoções comparativamente a quando não estão de ressaca. Por outras palavras, as pessoas sentem-se mal durante uma ressaca e têm dificuldades para se recomporem.

Mas quando pedimos aos participantes para regularem as suas emoções numa tarefa de computador, conseguiram regulá-las na mesma medida do que quando não estão de ressaca – apesar de o fazerem com maior esforço. Para fazermos isso, mostrámos imagens aos participantes que invocavam diversas emoções (incluindo emoções positivas ou negativas), mas pedimos-lhes para sentirem as suas emoções sem as demonstrarem externamente. Ter mais dificuldades para regular as emoções durante uma ressaca pode também explicar por que razão algumas pessoas sentem ansiedade.

Noutro estudo, a nossa equipa analisou como a ressaca influencia as funções executivas (capacidades mentais que são importantes para muitos aspetos da nossa vida quotidiana, incluindo a memória funcional, raciocínio flexível e autocontrolo). Os participantes receberam uma série de tarefas que testavam essas capacidades mentais, como lembrarem-se de uma série de letras e reproduzirem-nas quando lhes era pedido.

Verificámos que as pessoas de ressaca tinham um pior desempenho em aspetos cruciais das funções executivas. Estas funções ajudam as pessoas a lidarem com a ansiedade e a inibirem pensamentos ansiosos. Se essas capacidades mentais estão debilitadas durante uma ressaca, isso pode explicar o problema de ansiedade de algumas pessoas.

Sente-se ansioso?

Mas porque é que algumas pessoas sentem ansiedade na ressaca e outras não?

A dor faz parte de quase todas as ressacas – quer seja dor de cabeça ou dores musculares. Mas os estudos mostram que as pessoas que “catastrofizam” a dor (uma tendência para exagerar a dor ou esperar o pior) têm maior probabilidade de sentir ansiedade. Os estudos mostram também que este grupo tem maior probabilidade de sentir ressacas graves. Isto talvez explique por que motivo algumas pessoas sentem ansiedade e outras não.

As pessoas mais suscetíveis de sentirem ansiedade de forma geral podem também ser particularmente suscetíveis a senti-la durante uma ressaca. Acontecimentos negativos na vida, depressão ou raiva ao volante e até alguns traços de personalidade (como neuroticismo) estão também ligados às mudanças de humor durante uma ressaca. Há também registo de que a ansiedade na ressaca é mais elevada em pessoas que dizem ser muito reservadas e isso pode estar ligado a sintomas de distúrbios alcoólicos.

Combinados, estes fatores destacam o motivo para a ansiedade na ressaca poder afetar as pessoas de maneira diferente, e por que razão é uma parte da ressaca que vale a pena levar a sério. As mudanças de humor durante uma ressaca não são apenas desagradáveis, podem também estar ligadas a problemas de bebida, maior conflituosidade com os outros e produtividade reduzida no trabalho.

Se sofre de ansiedade na ressaca, as técnicas que ajudam com a ansiedade no geral também são úteis. Pode incluir meditação, praticar mindfulness e cuidado pessoal no geral. Planear a sua noite para garantir que tem o dia seguinte para recuperar e evitar outros fatores de stress (como o trabalho ou problemas familiares) pode também ajudar a lidar com o stress psicológico adicional.

Para algumas pessoas, a ressaca pode ser usado como um exercício de entrosamento em que as pessoas discutem com os amigos a noite anterior a beber e podem lidar juntos com a sensação de ansiedade.

Obviamente, a melhor maneira de evitar a ansiedade na ressaca é evitar beber no geral – ou pelo menos beber com moderação.

Craig Gunn é professor de psicologia científica na Universidade de Bristol.

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados