Atirador do Texas entrou na escola primária por uma porta destrancada antes de se barricar na sala de aula

CNN Portugal , BCE
26 mai 2022, 21:12

Informação foi avançada esta quinta-feira por Viktor Escalon, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, em conferência de imprensa, e contradiz relatos anteriores de que um polícia teria tentado impedir a entrada do jovem na escola primária

O atirador que matou 19 crianças e duas professoras numa escola primária em Uvalde, no Texas, conseguiu entrar no edifício sem qualquer impedimento, de acordo com novos detalhes avançados pelas autoridades locais nesta quinta-feira.

Salvador Ramos, o autor do tiroteio, de apenas 18 anos, embateu com a carrinha no lado de fora da escola às 11:28 da manhã de terça-feira, disparou vários tiros contra dois transeuntes que se encontravam do outro lado da estrada e entrou depois na escola primária por uma porta destrancada às 11:40.

A informação foi avançada esta quinta-feira por Viktor Escalon, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, em conferência de imprensa, e contradiz relatos anteriores de que um polícia teria tentado impedir a entrada do jovem na escola primária. 

A polícia esclareceu ainda que chegou ao local e entrou na escola quatro minutos depois, continuou o porta-voz, mas foi surpreendida por múltiplos tiros disparados por Salvador Ramos, forçando os agentes a abrigarem-se. O atirador viria a barricar-se numa sala de aulas do quarto ano, onde disparou sobre os presentes, a maioria crianças de nove e dez anos.

Só uma depois é que a equipa tática da Patrulha de Fronteira dos EUA conseguiu irromper pela sala de aulas e matar Salvador Ramos, confirmou o porta-voz.

Os novos detalhes fornecidos pelas autoridades surgem depois de terem sido divulgados vários vídeos que mostram os pais desesperados no lado de fora da Escola Primária Robb, em Uvalde, durante o ataque, implorando aos polícias que os deixassem entrar. Alguns pais foram contidos pelos agentes.

Questionado pelos jornalistas se a polícia poderia ter atuado mais cedo, Escalon respondeu: "Essa é uma questão difícil."

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados