DGS esclarece que, afinal, é necessário teste negativo para entrar em eventos culturais

29 dez 2021, 07:42
Centro de testagem contra a covid-19

Em causa, garantem as autoridades, esteve "um lapso" na atualização dos pontos 16 e 17 da orientação que estabelece as regras e as normas de acesso a estes eventos

A Direção-Geral de Saúde emitiu, esta quarta-feira, uma nota a esclarecer que é necessária a apresentação de um teste negativo para entrar em eventos culturais até ao dia 2 de janeiro. Recorde-se que, inicialmente, a orientação da DGS permitia o acesso a eventos culturais com apenas o certificado de vacinação.

“O acesso a eventos de natureza cultural implica a apresentação de um comprovativo de realização laboratorial de teste ou a realização de teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal) (…) com resultado negativo”, pode ler-se no comunicado.

Em causa, garantem as autoridades, esteve "um lapso" na atualização dos pontos 16 e 17 da orientação que estabelece as regras e as normas de acesso a estes eventos, que entretanto já foram corrigidas.

Recorde-se que orientação sobre lotação dos espaços culturais, atualizada na terça-feira e então disponível no site oficial da DGS, definia que o acesso a “eventos de natureza cultural” está dependente da apresentação “de um dos seguintes documentos”: certificado digital COVID; comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias; comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.

Esta atualização diferia do que ficou decidido na semana passada em reunião de Conselho de Ministros, em 21 de dezembro, quando o primeiro-ministro, António Costa, antecipou várias das medidas propostas para a semana de contenção.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados